Agência BrasilDestaque

Semana de novembro: Dia Mundial do Hip Hop, anistia política a João Goulart, Feriado da República, Dia do Conselheiro Tutelar e mais.

A segunda semana de novembro promete ser movimentada com diversos acontecimentos marcantes. Um dos grandes destaques é o Dia Mundial do Hip Hop, celebrado no dia 12. Este ano, a data comemora os 50 anos dessa expressão cultural que tem suas raízes nos Estados Unidos, mas que se tornou extremamente popular no Brasil. Surgido no bairro do Bronx, em Nova York, o Hip Hop nasceu em uma festa organizada por Clive e Cindy Campbell, em 1973. Esse movimento, que engloba os quatro elementos – breaking, DJ, MC e grafite – se tornou uma forma de promover a criatividade e combater a violência.

Além disso, a semana traz o tradicional Feriado da República no dia 15 de novembro, que marca a Proclamação da República, ocorrida em 1889. Nesse mesmo dia, completam-se 15 anos da anistia política concedida ao ex-presidente João Goulart. A decisão da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça foi um marco na história do Brasil, pois Jango foi o único presidente constitucional a morrer em exílio após ser deposto pelo golpe de 1964. E no dia 18, é celebrado o Dia do Conselheiro Tutelar, estabelecido pela lei nº 11.622/2007. A eleição dos novos conselheiros movimentou bastante as redes sociais e as urnas em 2023, apesar de não ser obrigatória.

Ainda na literatura, o dia 16 de novembro marca os 40 anos da morte da escritora mineira Janete Clair. E no sábado, é celebrado os 70 anos de vida do escritor e quadrinista britânico Alan Moore, conhecido por suas histórias em quadrinhos como Watchmen, V de Vingança e Do Inferno. Já no campo internacional, o dia 15 de novembro marca os 35 anos da declaração da independência da Palestina pelo líder da Organização pela Libertação da Palestina, Yasser Arafat, no exílio.

Esses são apenas alguns dos acontecimentos marcantes que marcam a semana de novembro. A semana promete ser movimentada e cheia de comemorações e reflexões sobre eventos importantes na história brasileira e mundial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo