Agência BrasilDestaque

Força Aérea Brasileira reforça segurança em aeroportos do Rio e SP em nova missão de Garantia da Lei e da Ordem.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está se preparando para iniciar uma nova missão de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos aeroportos internacionais do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com o major-brigadeiro do ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, 600 militares serão mobilizados para desempenhar atividades em rodízio e cães farejadores serão utilizados.

A atuação da FAB terá o objetivo de complementar as ações que já são realizadas rotineiramente nos aeroportos, reforçando a segurança e o combate aos ilícitos, como o transporte de drogas e armas, e outros delitos que porventura venham a ser identificados. O comandante da FAB designado para liderar as atividades da missão de GLO, Magarão, afirmou que as ações serão realizadas sem prejudicar a fluidez do comércio exterior e garantindo o sigilo fiscal e a intimidade dos viajantes.

A nova missão de GLO foi decretada após episódios envolvendo a segurança pública no Rio de Janeiro, que levaram o governador Cláudio Castro a pedir ajuda federal. Investigações apontaram que a facção de traficantes Comando Vermelho estaria envolvida na execução de três médicos na Barra da Tijuca, além do fato de armas furtadas do Exército em Barueri, São Paulo, terem sido encontradas na capital fluminense. Também houve relatos de 35 ônibus e um trem incendiados na zona oeste da cidade após um confronto entre policiais e milicianos.

É importante ressaltar que a missão de GLO não interfere nas atribuições das forças de segurança dos estados e tem o prazo de atuação previsto até maio de 2024. Além disso, os ministros da Justiça e da Defesa coordenam um comitê de acompanhamento das ações de segurança.

A atuação da FAB em parceria com outros órgãos e agências que atuam nos aeroportos, como a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Rio de Janeiro, visa fortalecer a segurança e combater o crime organizado. A integração entre os órgãos é considerada fundamental para o sucesso da operação.

O objetivo da nova missão de GLO é coibir as ações do crime organizado, tornar os aeroportos um local mais seguro e reforçar a segurança e o combate aos ilícitos, de acordo com o delegado da Polícia Federal Jacson Rosales. A presença do Estado de forma massiva nos aeroportos pode dissuadir o crime organizado e a operação pode ser considerada exitosa com base nesse critério, mesmo que haja menos apreensões e prisões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo