Milhões de estudantes fazem segunda prova do Enem neste domingo, onde são necessários documentos válidos e cuidados com eliminação.

Com um total de 3,9 milhões de candidatos inscritos no Enem 2023, cerca de 2,8 milhões estiveram presentes no primeiro dia de prova. Para o comparecimento, é necessário levar caneta de tinta preta e documento de identificação válido, além do cartão de confirmação de inscrição, que contém informações do local de prova do participante.
Aqueles que precisam justificar a presença no exame devem imprimir a declaração de comparecimento, disponível na Página do Participante no site do Enem. É importante que os candidatos levem lanches e água, visto que se trata de uma prova longa.
Sobre os documentos válidos de identificação, o Inep aceita diversos tipos, como cédulas de identidade, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros. Além disso, são permitidos documentos digitais desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Para evitar a eliminação do exame, é necessário seguir as regras estabelecidas, como desligar e guardar celulares e outros dispositivos eletrônicos em um envelope porta-objetos, que será lacrado, assim como outros pertences proibidos.
A prova deste domingo encerra a aplicação do Enem 2023, que teve início no último domingo (5), quando os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. As notas obtidas poderão ser utilizadas para concorrer a vagas em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições privadas ou para obter financiamento estudantil.
Vale ressaltar que, durante a realização da prova, é proibido se comunicar de qualquer forma com pessoas estranhas ou utilizar materiais não permitidos, sob pena de eliminação. Além disso, a divulgação de imagens ou áudios referentes à realização do exame também é vedada.