Enem 2023: Monitoramento detecta oito suspeitos de vazamento do caderno de questões da prova.

As investigações da Polícia Federal já colheram depoimentos das pessoas que cometeram as irregularidades nos municípios de Caruaru (PE), Natal, Cornélio Procópio (PR) e Brasília, com prosseguimento em outros Estados, como Rio Grande do Sul e Ceará. Além disso, foram apreendidos materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA), e as empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens.
O esquema de segurança do Enem compreende desde o armazenamento das provas até a distribuição dos malotes, que também são acompanhados por autoridades do MEC. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, é responsável por articular as instituições participantes de operações nacionais ou regionais. Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 é feito pelas forças de segurança, por suas respectivas secretarias de segurança pública ou estruturas similares.
O ministro da Educação, Camilo Santana, fez questão de acompanhar o andamento da aplicação das provas e a atuação dos técnicos do Inep, comparecendo à sede do instituto durante a manhã do domingo. Na ocasião, desejou boa prova a todos os participantes. Este foi o registro da presença do ministro por meio de uma postagem em sua rede social.