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Uso da internet cresce para 87,2% da população brasileira em 2022, mostra pesquisa do IBGE

O Brasil está cada vez mais conectado. Em 2022, nada menos que 87,2% da população do país usou a internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2022 (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com 2016, quando 66,1% dos brasileiros acessavam a rede mundial, houve um aumento de 21,1 pontos percentuais.

Esse crescimento é ainda mais expressivo entre as pessoas com 60 anos ou mais. Em 2022, o uso da internet por esse grupo atingiu 62,1%, número maior do que os 57,5% de 2021 e quase três vezes superior aos 24,7% de 2016. Ou seja, o acesso à internet entre idosos aumentou significativamente nos últimos anos, passando de um quarto para dois terços da população nessa faixa etária.

Segundo o pesquisador do IBGE Gustavo Fontes, esse aumento se deve às facilidades e disseminação da tecnologia no cotidiano da sociedade. Além disso, o acesso à internet é cada vez mais comum nos lares brasileiros, sendo que 91,5% dos domicílios têm acesso à internet e 14,3% possuem dispositivos inteligentes conectados, como câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado e geladeiras.

Os motivos mais citados para não ter acesso à rede foram desconhecimento sobre o uso da tecnologia, falta de necessidade e o alto custo do serviço. Por outro lado, as principais razões para o uso da internet no Brasil incluem conversas por chamadas de voz ou vídeo, troca de mensagens, assistir a vídeos e utilizar redes sociais.

A pesquisa também evidenciou a preferência dos brasileiros pelo acesso à internet por meio do celular, seguido pela televisão, computador e tablet. A proporção de lares com televisão caiu ligeiramente em dois anos, de 95,5% em 2021 para 94,9% em 2022. Enquanto isso, apenas 56,5% dos domicílios possuem rádio e 12,3% têm telefone fixo.

Em relação ao acesso à internet, também houve disparidade entre estudantes de escolas particulares e públicas. Enquanto 98,4% dos estudantes de escolas privadas têm acesso à internet, entre os estudantes da rede pública o percentual é de 89,4%, evidenciando a necessidade de investimento em inclusão digital e acesso à tecnologia nas escolas públicas.

Em resumo, a internet tornou-se uma ferramenta praticamente onipresente na sociedade brasileira, com a maioria da população usando-a diariamente para se comunicar, obter informações e se entreter. O acesso à internet continua em expansão, principalmente entre os idosos, e vem se tornando cada vez mais essencial para a população em geral.

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