DestaqueUOL

Paraná conquista vice-campeonato nos Jogos Escolares Brasileiros 2023 em Brasília, com 43 medalhas de ouro e um total de 115 medalhas



Paraná conquista segundo lugar nos Jogos Escolares Brasileiros 2023

Ao término da edição 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), o Paraná celebrava sua performance, que o levou ao segundo lugar no pódio. Disputados em Brasília e encerrados na quarta-feira (8), os Jebs reuniram mais de 6 mil atletas de 12 a 14 anos, de várias partes do país. A delegação paranaense obteve 43 medalhas de ouro, ficando apenas duas abaixo de Santa Catarina, a campeã, que fechou com 45 ouros. No geral, o Paraná voltou para casa com 115 medalhas, um número só superado por São Paulo, que conquistou 121 medalhas.

O Paraná, com uma delegação composta por 260 pessoas, das quais 230 eram atletas, havia sido definido durante as finais dos Jogos Escolares do Paraná, realizadas em Apucarana, no Vale do Ivaí, em agosto. Os Jeps são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte.

Nesta edição dos Jebs, as modalidades em competição foram basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, badminton, judô, karatê, taekwondo, wrestling e natação, além da participação, em fase de demonstração, de escalada, corrida de orientação, curling e esgrima.

Na fase final das competições, que ocorreu de sábado a quarta-feira (de 4 a 8 de novembro), os paranaenses tiveram atuações destacadas, obtendo vitórias e conquistando medalhas em diversas modalidades.

Na natação, por exemplo, o Paraná foi brilhante, subindo ao pódio vinte vezes com seus jovens talentos. Destaque para Gabriela Cristina Ferreira, que alcançou o primeiro lugar nos 50 metros borboleta feminino, e para Vinicius Garcia de Fraga, campeão nos 200 metros medley masculino.

Também no ciclismo, a equipe paranaense se destacou, garantindo um segundo lugar na prova de velocidade masculina e o troféu de vice-campeão geral por equipes no masculino.

No wrestling, ainda no primeiro dia de competições, os atletas paranaenses conseguiram seis medalhas, demonstrando grande habilidade e comprometimento com a modalidade.

Além disso, o badminton e o tênis de mesa trouxeram contribuições significativas para a pontuação do Paraná, com a conquista de medalhas que foram fundamentais para o bom desempenho da delegação.

Em suma, a participação do Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros edição 2023 foi marcada pelo empenho e dedicação dos atletas, técnicos e equipes de apoio, que levaram as cores do estado ao pódio em diversas modalidades.

Por fim, vale destacar a atuação exemplar da ginasta paranaense Brenda Faria, que encantou o público com sua performance, conquistando, entre outras medalhas, um segundo lugar no individual geral, o que coroou a brilhante participação do Paraná nos Jebs.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo