TRE julga governador Claudio Castro por abuso de poder econômico nas eleições de 2022 e pede sua cassação


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está julgando o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, junto com seu vice, Thiago Pampolha, e o presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar, sob acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. A matéria, publicada aqui no Diário do Rio na última sexta-feira, trouxe à tona um suposto esquema de fraude que teria comprometido o processo eleitoral.
O desembargador Peterson Simão, relator do caso, votou pela cassação dos três políticos, alegando desvios de dinheiro envolvendo o Ceperj e a Uerj. Segundo Simão, o esquema foi arquitetado visando beneficiar a chapa do governador e vice, prejudicando a igualdade de oportunidades entre os candidatos.
O julgamento ainda não teve um desfecho definitivo, pois o desembargador Marcello Granado pediu vista, adiando a decisão para o dia 23 de maio. Caso a cassação seja efetivada, Claudio Castro se tornará o sétimo governador do Rio envolvido em escândalos de corrupção nos últimos anos, se unindo a uma triste lista que inclui nomes como Witzel, Pezão, Cabral, Garotinho, Rosinha e Moreira Franco.