DestaqueSenado Federal

Ministro do Esporte participará de audiência para discutir o Dia Nacional do Paradesporto e a importância da prática de atividades físicas por pessoas com deficiência.

O Ministro do Esporte André Fufuca participará de audiência para debater projeto que institui o Dia Nacional do Paradesporto

O ministro do Esporte, André Fufuca, é um dos convidados da audiência pública da Comissão de Esporte (CEsp) na quarta-feira (8). A intenção é debater o Projeto de Lei 4149/2023, de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), que institui o dia 22 de setembro como o Dia Nacional do Paradesporto, mesma data em que se celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A audiência terá início após a reunião deliberativa, marcada para as 9h30.

O projeto que será debatido também institui setembro como o mês de conscientização sobre a importância da prática de atividades físicas por pessoas com deficiência. O texto prevê atividades e campanhas sobre o tema do paradesporto para incluir, conscientizar, propagar e estimular a prática de atividades físicas por essas pessoas.

O pedido para a audiência (REQ 15/2023 – CEsp) foi feito pelo senador Romário (PL-RJ), presidente da comissão e relator do projeto. Segundo ele, determinar marcos e agendas anuais é uma medida importante para conscientizar sobre a contribuição do esporte na transformação de crianças, jovens, adultos e idosos. Ele destacou que ainda não existe uma data específica para evidenciar a importância da prática de atividade física por pessoas com deficiência.

A presença do ministro ainda aguarda confirmação. Já confirmaram presença o secretário Nacional do Paradesporto, Fabio Augusto Araujo, o atleta paralímpico Clodoaldo da Silva e a diretora de Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Rosinha da Adefal.

Ainda são aguardadas as confirmações de presença do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, e dos atletas paralímpicos Daniel Dias e Evelyn Oliveira.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo