Ministro do Esporte participará de audiência para discutir o Dia Nacional do Paradesporto e a importância da prática de atividades físicas por pessoas com deficiência.

O Ministro do Esporte André Fufuca participará de audiência para debater projeto que institui o Dia Nacional do Paradesporto
O ministro do Esporte, André Fufuca, é um dos convidados da audiência pública da Comissão de Esporte (CEsp) na quarta-feira (8). A intenção é debater o Projeto de Lei 4149/2023, de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), que institui o dia 22 de setembro como o Dia Nacional do Paradesporto, mesma data em que se celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A audiência terá início após a reunião deliberativa, marcada para as 9h30.
O projeto que será debatido também institui setembro como o mês de conscientização sobre a importância da prática de atividades físicas por pessoas com deficiência. O texto prevê atividades e campanhas sobre o tema do paradesporto para incluir, conscientizar, propagar e estimular a prática de atividades físicas por essas pessoas.
O pedido para a audiência (REQ 15/2023 – CEsp) foi feito pelo senador Romário (PL-RJ), presidente da comissão e relator do projeto. Segundo ele, determinar marcos e agendas anuais é uma medida importante para conscientizar sobre a contribuição do esporte na transformação de crianças, jovens, adultos e idosos. Ele destacou que ainda não existe uma data específica para evidenciar a importância da prática de atividade física por pessoas com deficiência.
A presença do ministro ainda aguarda confirmação. Já confirmaram presença o secretário Nacional do Paradesporto, Fabio Augusto Araujo, o atleta paralímpico Clodoaldo da Silva e a diretora de Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Rosinha da Adefal.
Ainda são aguardadas as confirmações de presença do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, e dos atletas paralímpicos Daniel Dias e Evelyn Oliveira.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)