Agência BrasilDestaque

Estudantes do Fies podem renegociar dívidas com descontos de até 99% a partir de hoje

A partir desta terça-feira (7), estudantes ou ex-estudantes que possuem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão a oportunidade de renegociar seus débitos por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa beneficiar mais de 1,2 milhão de inadimplentes, oferecendo condições especiais e descontos que podem chegar a até 99% do valor da dívida consolidada.

Os números apresentados pelo MEC apontam que o montante total a ser renegociado ultrapassa os R$ 54 bilhões. Para os interessados, a recomendação é procurar a agência do banco responsável pelo financiamento. Vale ressaltar que qualquer pessoa que tenha contrato no Fies, incluindo aqueles que estão em dia com os pagamentos, poderá se beneficiar das novas condições de pagamento.

As novas regras trazem condições mais favoráveis de amortização para estudantes que assinaram contratos do Fies até o final de 2017 e possuem débitos vencidos e não pagos. Para aqueles com débitos vencidos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, o desconto no valor consolidado da dívida pode chegar a 99%, caso estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem atingir até 77%.

Aqueles que possuem débitos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023 poderão obter desconto sobre encargos (juros e multas) e parcelamento em até 150 meses do valor pendente. Já os estudantes com débitos há mais de 360 dias e que estão inscritos no CadÚnico ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 terão a oportunidade de liquidar seus débitos com desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, mediante a liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

Por fim, os estudantes com débitos vencidos há mais de 360 dias e que não se enquadram nas hipóteses anteriores terão a possibilidade de obter desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, também mediante a liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Essas mudanças visam facilitar o acesso dos estudantes à regularização de suas dívidas e proporcionar um alívio financeiro para aqueles que enfrentam dificuldades em quitar seus débitos. Portanto, a recomendação é que os interessados procurem as agências bancárias responsáveis para obter mais informações e dar início ao processo de renegociação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo