BID vai apoiar governo brasileiro na implementação do Portal Único de Comércio Exterior e promover comércio regional na América Latina

O Portal Único de Comércio Exterior é uma plataforma que facilita os processos de importação e exportação de produtos e serviços entre empresas brasileiras e seus parceiros comerciais no exterior, reduzindo a burocracia e os custos. A integração dos sistemas dos órgãos federais irá agilizar esses processos, eliminando a necessidade de apresentar documentos em cada um deles separadamente.
O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, destacou que o portal único irá simplificar as operações de comércio exterior, beneficiando tanto a administração pública quanto os operadores comerciais. Ele ressaltou a importância de reduzir custos e ganhar tempo nesse setor. De acordo com o governo federal, cerca de 85% das operações com licenciamento de importação são realizadas pelos órgãos que serão integrados.
O presidente do BID, Ilan Goldfajn, ressaltou a importância de promover o comércio regional entre os países das Américas, principalmente com a participação de pequenas e médias empresas. Atualmente, menos de 1% das empresas brasileiras exportam seus produtos, por isso é fundamental ajudar essas empresas nesse processo, visando a diversificação e o aumento da produtividade.
A parceria entre o BID e o governo brasileiro também visa aumentar as exportações de produtos da biodiversidade da Amazônia, promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável na região e aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. Além disso, o BID estima que pelo menos 50% das importações brasileiras serão feitas dentro do Portal Único em um futuro próximo.
O objetivo do governo federal é que a integração de sistemas no Portal Único gere um incremento de R$ 130 bilhões no PIB brasileiro até 2040. O BID, que é um banco regional de desenvolvimento com sede em Washington, nos Estados Unidos, atua no financiamento de projetos de desenvolvimento econômico na América Latina e no Caribe.