DestaqueSenado Federal

CPI ouvirá lideranças indígenas xavantes sobre setor agroindígena sem participação de ONGs na Amazônia.

Na próxima terça-feira (24), a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que apura o envolvimento de organizações não governamentais (ONGs) na região amazônica realizará uma audiência pública às 11h. O objetivo é ouvir os caciques Graciano Aedzane Pronhopa e Arnaldo Tsererowe a respeito do setor agroindígena. Os convites foram feitos a partir de requerimentos do senador Mauro Carvalho Junior (União-MT).

Os caciques são lideranças indígenas xavantes do estado de Mato Grosso. Entretanto, eles comparecerão à CPI para representar tribos da etnia Haliti-Paresi. O presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), explicou que os Haliti-Paresi têm se destacado no agronegócio sem a ajuda de ONGs.

“Essa comunidade indígena se tornou uma referência atualmente como os maiores agricultores de lavouras mecanizadas do mundo, servindo como exemplo de autonomia, liberdade e geração de emprego e renda. Eles nos mostram que é possível conciliar preservação e produção, além de alcançar a autonomia”, afirmou Valério.

A audiência pública servirá como uma prévia da próxima diligência da CPI, que consiste em uma visita às terras dos Haliti-Paresi na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso. Essa visita está programada para ocorrer na sexta-feira (26).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo