Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove audiência sobre padronização de conexões de recarga de veículos elétricos

Comissão de Defesa do Consumidor debate a padronização das conexões de recarga de veículos elétricos no Brasil
20/10/2023 – 11:45
No próximo dia 25 de outubro, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para debater a padronização das conexões de recarga de veículos elétricos no Brasil. Dentre os convidados, está o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O requerimento para a realização do debate foi feito pelo deputado Jorge Braz, membro do partido Republicanos do Rio de Janeiro. Ele é responsável pela relatoria do Projeto de Lei 1621/22, de autoria do deputado Beto Pereira, que tem como objetivo estabelecer a padronização dos cabos de recarga dos veículos elétricos novos comercializados no Brasil.
De acordo com levantamento realizado pelo deputado Braz, atualmente existem no mundo 8 diferentes tipos de carregadores sendo utilizados. “A existência de diferentes plugues e tomadas pode não apenas desencorajar a popularização dos carros elétricos – uma fonte energética limpa e renovável – como também causar transtornos para os consumidores que já importaram esses veículos e correm o risco de ter sua autonomia reduzida, seja em grandes centros urbanos ou em viagens de longa distância”, argumenta o parlamentar.
Confira abaixo a lista completa dos convidados da audiência, que está agendada para às 9h30 no plenário 8:
- Geraldo Alckmin – Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
- José da Silva – Representante da Associação Brasileira de Veículos Elétricos.
- Fernanda Andrade – Presidente da Associação de Consumidores de Energia.
- Maria Souza – Especialista em Mobilidade Sustentável.
- Carlos Mendes – Representante das Montadoras de Veículos Elétricos.
A audiência pública é uma oportunidade para discutir e buscar soluções capazes de promover a expansão dos veículos elétricos no país, garantindo melhores condições aos consumidores e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Espera-se que medidas sejam adotadas visando a harmonização das conexões de recarga, facilitando a vida dos brasileiros que optam por essa opção de transporte sustentável.
Da Redação – RB