DestaqueUOL

Brasil repatria mais de mil pessoas de Israel em maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito.

O Brasil celebrou o resgate de mais de mil pessoas em Israel na Operação Voltando em Paz, uma iniciativa do governo federal. O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira pousou no Rio de Janeiro às 3h da manhã desta quinta-feira (19) trazendo 219 passageiros e 11 animais de estimação, vindos de Tel Aviv. Ao todo, 1.135 brasileiros e 35 pets foram repatriados em seis voos da FAB. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou em coletiva de imprensa ontem que essa é a maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito.

Apesar do sucesso da operação, ainda há um grupo de cerca de 30 brasileiros nas proximidades da fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, aguardando autorização para sair. A liberação depende de negociações entre os governos egípcio, israelense e palestino. Uma aeronave da Presidência da República está em Roma aguardando a permissão para buscar esses brasileiros em Gaza. O conflito iniciado no dia 7 deste mês já causou a morte de mais de 4 mil pessoas.

Segundo a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, aproximadamente 150 brasileiros ainda desejam ser repatriados. Como o KC-30 tem capacidade para pouco mais de 200 passageiros, o próximo voo tem potencial para atender também aos pedidos de ajuda de países vizinhos da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. Mauro Vieira explicou que, como a lista de brasileiros é agora menor, será possível trazer 15 estrangeiros dos países vizinhos.

Enquanto isso, o governo brasileiro já enviou purificadores de água e kits médicos para a zona de conflito. A remessa chegou ontem ao Aeroporto de Al-Arish, que fica a 50km da fronteira com Gaza. A entidade Crescente Vermelho, que atua na região, será responsável pelo transporte final e entrega dos insumos. Ao todo, são 40 purificadores de água capazes de tratar mais de 220 mil litros por dia. Desenvolvidos com tecnologia e fabricação brasileiras, esses equipamentos podem remover 100% de vírus e bactérias da água. O acesso à água potável é um dos maiores desafios enfrentados pela população de Gaza atualmente. Também foram enviados dois kits de saúde.

O presidente Lula teve conversas por telefone nas últimas semanas com os presidentes de Israel (Isaac Herzog), da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), do Egito (Abdel Fattah al-Sissi), da Turquia (Recep Erdogan), do Irã (Ebrahim Raisi) e do Conselho Europeu (Charles Michel). Ontem, os Estados Unidos vetaram uma proposta de cessar-fogo e criação de corredor humanitário em Gaza no Conselho de Segurança da ONU.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo