DestaqueUOL

China e Rússia omitem conflito no Oriente Médio em fórum de aniversário da Iniciativa Cinturão e Rota

O fórum que comemora o décimo aniversário da Iniciativa Cinturão e Rota teve início em Pequim e contou com a presença dos líderes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin. No entanto, em seus discursos, ambos evitaram abordar o conflito no Oriente Médio.

Quem trouxe o assunto à tona foi o terceiro a discursar na abertura do evento, o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ele destacou a catástrofe na região e criticou a punição coletiva imposta ao povo palestino em resposta aos ataques do Hamas. Além disso, Guterres expressou seu horror com a quantidade de mortos em Gaza e pediu um cessar-fogo imediato.

O primeiro a tomar a palavra foi Xi Jinping, que aproveitou a ocasião para anunciar os próximos passos do programa de infraestrutura chinês. Ao longo da última década, a China investiu cerca de US$ 1 trilhão em projetos de infraestrutura em mais de uma centena de países, principalmente do Sul Global.

De acordo com o líder chinês, serão oito frentes de desenvolvimento, incluindo iniciativas “verdes”, integração turística e a criação de uma “zona de comércio eletrônico”. Vale destacar que o fórum reúne não apenas líderes de 140 países, mas também organizações multilaterais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo