
Cerimônia de posse de Evaristo acontece na próxima semana. Entretanto, ela assume desde já os trabalhos na pasta.
Evaristo aceitou o convite de Lula em visita ao Palácio da Alvorada nesta segunda (9). “Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Professora, Evaristo tem histórico na educação e no ativismo negro. Ela foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, na gestão Márcio Lacerda (PSB), e estadual da Educação de Minas Gerais, na gestão Fernando Pimentel (PT). Durante o governo Dilma Rousseff (PT), foi secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Ela está no primeiro mandato como deputada estadual. É prima da escritora Conceição Evaristo.
O governo queria uma mulher negra para assumir vaga. Silvio Almeida foi demitido na última sexta (6) após denúncias de assédio sexual. Segundo pessoas ligadas ao ministério, o governo não queria se arriscar após a crise da última semana e procurou resolver a questão logo, com um nome de consenso entre movimentos de direitos humanos e o partido.
Ex-ministro foi acusado de assédio sexual
A ONG Me Too Brasil tornou pública as acusações contra Almeida, feitas de forma anônima, após reportagem do site Metrópoles. A reportagem citava a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, como uma das vítimas.