DestaqueUOL

Nova ministra da educação, Evaristo, assume cargo antes da posse oficial na próxima semana em cerimônia simbólica.

Cerimônia de posse de Evaristo acontece na próxima semana. Entretanto, ela assume desde já os trabalhos na pasta.

Evaristo aceitou o convite de Lula em visita ao Palácio da Alvorada nesta segunda (9). “Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Professora, Evaristo tem histórico na educação e no ativismo negro. Ela foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, na gestão Márcio Lacerda (PSB), e estadual da Educação de Minas Gerais, na gestão Fernando Pimentel (PT). Durante o governo Dilma Rousseff (PT), foi secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Ela está no primeiro mandato como deputada estadual. É prima da escritora Conceição Evaristo.

O governo queria uma mulher negra para assumir vaga. Silvio Almeida foi demitido na última sexta (6) após denúncias de assédio sexual. Segundo pessoas ligadas ao ministério, o governo não queria se arriscar após a crise da última semana e procurou resolver a questão logo, com um nome de consenso entre movimentos de direitos humanos e o partido.

Ex-ministro foi acusado de assédio sexual

A ONG Me Too Brasil tornou pública as acusações contra Almeida, feitas de forma anônima, após reportagem do site Metrópoles. A reportagem citava a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, como uma das vítimas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo