DestaqueSenado Federal

Comissão debate a importância da prevenção e cuidado adequado de pessoas com Alzheimer em audiência pública.

No dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, uma data que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por pessoas que sofrem com esse mal. Neste contexto, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) promoveu uma audiência pública nesta segunda-feira (16), com o intuito de discutir a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado adequado dos indivíduos afetados pela doença.

A iniciativa da audiência pública partiu do senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão e autor do Projeto de Lei (PL) 4.364/20, que tem como objetivo garantir um cuidado integral às pessoas com Alzheimer. O projeto já foi aprovado pelo Senado e agora está em análise na Câmara dos Deputados.

Durante o debate, os participantes ressaltaram a necessidade de se investir em ações de prevenção da doença, bem como na conscientização da população sobre os seus sintomas e possíveis tratamentos. Segundo dados apresentados durante a audiência, estima-se que atualmente existam mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo afetadas pelo Alzheimer, número que deve dobrar até 2030.

Além disso, foi destacada a importância do diagnóstico precoce, uma vez que a detecção precoce da doença pode permitir um tratamento mais eficaz e a adoção de medidas para retardar o seu avanço. Para isso, é fundamental que os profissionais de saúde e a sociedade como um todo estejam capacitados para reconhecer os sintomas e encaminhar o paciente para uma avaliação médica.

Outro ponto discutido na audiência foi a necessidade de um cuidado adequado das pessoas com Alzheimer, tanto na esfera familiar quanto na esfera pública. Os debatedores destacaram a importância de políticas públicas que garantam uma assistência adequada aos pacientes, bem como o apoio aos familiares que enfrentam o desafio de cuidar de um ente querido com a doença.

Diante disso, a audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos teve o mérito de colocar em pauta a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado adequado das pessoas com Alzheimer. Agora, cabe aos parlamentares analisarem o PL 4.364/20, com a responsabilidade de promover ações efetivas para enfrentar esse grave problema de saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo