Campanha “100 Mil Pisos para Brincar” visa a reforma de 5 mil pisos no semiárido nordestino até 2028.

A proposta da campanha é reformar pisos em moradias vulneráveis, especialmente aquelas que abrigam crianças, para garantir um desenvolvimento saudável e adequado. No ano passado, a campanha foi lançada na América Latina e já foram reformados 3,8 mil pisos, a maioria localizada em países da América Central.
Atualmente, está sendo realizado um projeto-piloto no agreste pernambucano, com o financiamento da empresa Votorantim, que tem como objetivo reformar 20 pisos. Moema explicou que os trabalhos estão concentrados no semiárido nordestino devido aos dados de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que indicou a existência de um milhão de casas inadequadas no Brasil, sendo mais de 530 mil delas localizadas na zona rural. Como o semiárido brasileiro concentra a maioria da população rural do país, a decisão foi iniciar o projeto nessa região.
No entanto, a gerente de Programas do Habitat Brasil esclareceu que a campanha não se limitará apenas a essa região. A atuação da ONG abrangerá todo o Brasil, priorizando os lugares com maior demanda e maior vulnerabilidade. A expansão da campanha depende da obtenção de novos financiamentos, não apenas de empresas da construção civil, mas também de corporações e companhias de outros setores da economia.
A Habitat para a Humanidade é uma organização global fundada nos Estados Unidos em 1976, que trabalha no combate às desigualdades e busca garantir moradia digna para pessoas em situação de pobreza. Presente em mais de 70 países, a ONG atua em defesa do direito à cidade e busca soluções para o acesso à moradia, água e saneamento. No Brasil, a Habitat está presente desde 1992, desenvolvendo projetos em 24 estados.