Os helicópteros foram alvejados na Vila Cruzeiro, sendo que uma aeronave era da Polícia Militar e a outra da Polícia Civil. A operação contou com a participação de pelo menos mil agentes nas ruas, e teve como foco a prisão dos envolvidos na escalada da violência nas últimas semanas, incluindo aqueles responsáveis pelo treinamento de guerrilha na Maré, pelas mortes dos médicos e pelo lançamento de granadas na Avenida Brasil.
O secretário da Polícia Civil, José Renato Torres, explicou que a operação foi ampla devido à informação de que criminosos do Complexo da Maré haviam se deslocado para a Vila Cruzeiro e a Cidade de Deus. Ele também destacou o uso do aparato tecnológico durante a ação, como câmeras nos uniformes dos policiais, drones com sistema de reconhecimento facial e placas, além de câmeras nas aeronaves. Todas as imagens estão sendo acompanhadas em tempo real pelo Comando de Controle da PM.
Os drones utilizados na operação possuem câmeras que realizam mapeamento de áreas em 3D e possuem zoom de longo alcance. As imagens capturadas pelos drones estão sendo enviadas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Uma coletiva do governo está prevista para ocorrer ainda nesta segunda-feira, onde mais informações sobre a operação serão fornecidas. A ação do governo do Rio de Janeiro visa combater as organizações criminosas que têm causado grande preocupação e insegurança na região. Através do uso de tecnologia e do trabalho conjunto das forças de segurança, espera-se atingir resultados positivos na redução do crime e no restabelecimento da paz e tranquilidade para a população local.