Agência BrasilDestaque

Tradicional Círio de Nazaré reúne multidão e se consolida como maior evento religioso do Brasil

No último domingo (8), ocorreu a 231ª edição do tradicional Círio de Nazaré em Belém (PA). A procissão, que teve início após a missa das 6h na Catedral Metropolitana da cidade, atraiu uma multidão às ruas. Durante o percurso de 3,6 km até a Praça do Santuário, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi carregada pelos fiéis e a procissão chegou ao fim por volta do meio-dia.

Os organizadores do evento, juntamente com o governo do Pará, esperavam a participação de mais de 2 milhões de pessoas no Círio de 2023, tornando-o o maior evento religioso do Brasil e um dos maiores do mundo.

Há mais de 200 anos, o Círio de Nazaré reúne multidões nas ruas de Belém, com a presença de romeiros não só do Pará, mas também de outras regiões do Brasil, que vão à cidade para cumprir promessas à Nossa Senhora de Nazaré. A procissão deste domingo encerra uma série de manifestações religiosas que tiveram início há várias semanas, apesar da abertura oficial das festividades ter ocorrido na última terça-feira (3).

Durante esse período, a imagem peregrina percorreu várias cidades paraenses e diversas romarias foram realizadas, como a romaria fluvial, a romaria rodoviária que parte de Ananindeua (PA) até Belém e a moto romaria, que contou com a participação de milhares de motociclistas. Na noite do último sábado (7), aconteceu a Transladação, uma procissão que segue o caminho inverso do Círio. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de fiéis tenham participado desse evento.

O momento mais emocionante da celebração foi quando a imagem peregrina foi carregada junto com a corda do Círio, que possui 800 metros de comprimento. A corda, fabricada pela primeira vez no Pará, é confeccionada com malva amazônica cultivada por agricultores de mais de 20 municípios paraenses e utilizou mais de uma tonelada de fibra.

Durante a procissão, muitos fiéis aproveitaram para agradecer pela realização de promessas. Rilson Cardoso, um autônomo, levou sua esposa e filha para agradecerem pela conquista da casa própria. “É muita fé, eu vim lutando com minha esposa há um tempo pra gente ter nossa casa própria e conseguimos. É muito emocionante, inexplicável. Só gratidão”, relatou.

Marília Barcelar, uma técnica em radiologia, também aproveitou a ocasião para agradecer pela recuperação dela e de seu filho. “Arthur teve catapora e adquiriu uma bactéria no sangue. Enquanto ele estava internado descobri uma necrose no pulmão. Quando foi esse ano, operei e retirei uma parte do pulmão. Viemos agradecer pela nossa saúde e recuperação”, relatou emocionada.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica que acontece há 231 anos em Belém, sendo reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

*Com informações da Agência Pará

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo