Fortes chuvas causam alagamentos em 78 cidades de Santa Catarina, com 31 municípios em situação de emergência.

O volume de chuva pode superar 80 milímetros em algumas localidades do centro ao norte catarinense, incluindo a Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Já do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a precipitação média deve variar entre 40 mm e 60 mm. De acordo com a Defesa Civil, as condições meteorológicas só devem começar a melhorar a partir da próxima segunda-feira.
Desde a última terça-feira, quando as chuvas começaram a atingir o estado, o Corpo de Bombeiros já atendeu a 184 ocorrências, incluindo o resgate de famílias de comunidades isoladas. Além disso, equipes municipais, Polícia Militar e outros órgãos estaduais foram acionados para ajudar em casos de alagamentos, deslizamentos de terra e bloqueios de rodovias e estradas.
O município de São Joaquim, localizado na Serra Catarinense, registrou um volume de chuva de 171 mm nas últimas 24 horas. Apesar de ser a cidade com maior volume de chuva nesse período, São Joaquim não decretou situação de emergência.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fabiano de Souza, ressaltou que todas as previsões da Defesa Civil se confirmaram, com a precipitação volumosa de chuva iniciando a partir da região sul, divisa com o Rio Grande do Sul. Os primeiros acionamentos do Corpo de Bombeiros se concentraram no litoral sul e no Planalto Sul, onde ocorreram enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e resgate de famílias ilhadas. Atualmente, as principais ações estão concentradas no Vale do Itajaí.
Até agora, 31 municípios emitiram decretos de situação de emergência: Agronômica, Araquari, Lebon Régis, Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.
As autoridades continuam em alerta e trabalhando para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança da população afetada.