DestaqueSenado Federal

Importância da valorização dos professores e demais profissionais da educação é discutida em audiência pública da Comissão de Educação.

No dia 4 de agosto, ocorreu uma audiência pública interativa da Comissão de Educação e Cultura (CE) para discutir a importância de valorizar os professores e demais profissionais da educação no país. A reunião foi solicitada pela presidente da CE, a senadora Teresa Leitão (PT-PE), juntamente com os senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Professora Dorinha Seabra (União-TO) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Como professora de carreira, Teresa ressaltou a necessidade de atrair mais jovens para a carreira docente e protestou contra estados e municípios que ainda não cumprem o piso salarial da categoria. Ela também apontou desafios como a desigualdade digital entre escolas públicas e privadas e a ausência de participação dos professores nas decisões relacionadas à área de educação. Além disso, a senadora cobrou mais investimentos e recursos públicos para a educação.

A importância da valorização desses profissionais também foi defendida pela presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves. Segundo ela, essa valorização envolve a formação inicial e continuada, a carreira, a remuneração, as condições de trabalho e a saúde desses trabalhadores. Gonçalves lamentou a falta de um sistema nacional de educação que regulamente o ensino em todo o país.

Essa visão foi compartilhada pelos convidados da audiência, que ressaltaram que a valorização não se resume apenas à questão financeira. A professora e presidente em exercício do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Raquel Dias Araújo, acrescentou que os professores também precisam de reconhecimento social, dignidade profissional, autonomia, realização profissional e liberdade de cátedra.

Além da valorização dos profissionais, também foi discutida a qualidade do ensino. A diretora do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub Sindicato), professora Fernanda Figuerêdo Almeida, defendeu uma educação pública laica, gratuita e de qualidade para todos. Ela destacou o compromisso do atual governo federal com a defesa da educação pública gratuita e cobrou o mesmo compromisso do Congresso.

A audiência contou com a participação de diversos outros representantes e especialistas, como a professora e deputada federal Carol Dartora (PT-PR), o presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Luiz Fernandes Dourado, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, e o diretor da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Bruno Coimbra, que representou o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

A reunião também contou com a presença do coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Luiz Reis, da professora Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, representante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), e do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime São Paulo), Luiz Miguel Martins Garcia.

O debate ressaltou a importância de valorizar os profissionais da educação, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também reconhecendo seu papel fundamental na construção de um projeto de nação. O evento trouxe à tona questões como formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e participação nas decisões, destacando a necessidade de investimentos e recursos públicos para a área. Assim, esperamos que essas discussões levem a avanços concretos na valorização dos profissionais da educação no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo