Círio de Nazaré: Belém se prepara para a procissão mais importante em celebração à padroeira do Pará

Uma série de atividades religiosas tem marcado os dias que antecedem a procissão. A abertura oficial dos festejos foi realizada com uma missa na Basílica Santuário de Nazaré. Desde então, foram promovidas vigília, missas e preparativos para as romarias, que ocorrerão no sábado. As romarias da estrada começarão às 5h30, partindo da cidade de Ananindeua. Já as romarias pelos rios serão iniciadas às 9h, a partir do distrito de Icoaraci. Para os participantes de moto, a romaria partirá da Praça Pedro Teixeira, às 11h30.
No sábado, também acontece a Procissão da Trasladação, onde a imagem original da padroeira desce do altar da Basílica Santuário de Nazaré para percorrer o trajeto oposto ao do Círio, que será realizado no domingo. Milhares de fiéis já se reúnem a partir das 17h30 para pagarem promessas e acompanharem a imagem com velas e cânticos até a Catedral de Belém.
Segundo o padre Francisco Cavalcante, a festa atrai multidões para o santuário de Nazaré em busca de graça e de uma experiência única. A cidade de Belém já está com uma taxa média de ocupação hoteleira de 85% e os hotéis localizados no percurso da procissão estão com 100% de ocupação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. No entanto, vale destacar que muitos devotos são hospedados nas casas de parentes e amigos. Ana Dora Florenzano de Souza, por exemplo, já recebeu dez hóspedes em sua casa, vindos de outros estados para participar dos festejos.
Ao todo, mais de 2,5 milhões de pessoas são esperadas para acompanhar o Círio de Nazaré. A festa vai além da fé, sendo uma tradição que une devotos, curiosos e turistas. A Basílica de Nazaré mantém uma mística que atrai as pessoas para agradecer e manifestar a sua devoção à padroeira do estado.
Após a procissão, a prefeitura de Belém decretou ponto facultativo no dia seguinte, segunda-feira (9), para o funcionamento dos órgãos municipais. No entanto, os serviços essenciais à população serão mantidos, como os de saúde emergencial, abrigos, casas de passagem e a coleta de lixo. Os serviços municipais como mercados, cemitérios e a Guarda Municipal também não serão afetados.