Senador propõe projeto para retirar obrigatoriedade de cobrança de FGTS e contribuição previdenciária de aposentados no mercado de trabalho.

O senador Mauro Carvalho Junior (União-MT) fez um pronunciamento em Plenário na quarta-feira (4) para anunciar a apresentação de um projeto que visa a retirada da obrigatoriedade de cobrança de FGTS e contribuição previdenciária sobre a remuneração recebida por empregados já aposentados, além da criação de um cadastro de vagas de trabalho específico para eles no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Durante seu discurso, o senador destacou a importância da reintegração dos aposentados no mercado de trabalho.
“Com isso, vamos atrair para novos empregos, não estou tirando emprego de nenhum jovem do mercado de trabalho; muito pelo contrário. Se eu tenho uma empresa que gera dez empregos e eu vou contratar o 11º, eu posso dar a oportunidade para contratar um aposentado”, disse o senador.
Segundo Mauro Carvalho, a proposta isentaria o empresário do pagamento de FGTS e INSS, enquanto o aposentado pagaria apenas uma alíquota reduzida de INSS. O senador argumentou que essa medida seria a solução para os problemas financeiros e de convívio social enfrentados pelos idosos. Ele ressaltou que, embora o projeto tenha sido criticado por alguns entes federativos por causa do impacto financeiro, ele traria benefícios financeiros e sociais para o país.
“O lucro do governo é diferente do mundo privado. O lucro do governo é um lucro social; e esse projeto é um projeto de inclusão social. […] Conto aqui com todos os senadores no apoio desse projeto […], para que essas pessoas voltem ao mercado de trabalho trazendo a sua experiência, trazendo a sua maturidade, trazendo o seu conhecimento e transferindo o conhecimento para os mais jovens”, enfatizou o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)