DestaqueUOL

Apucarana ainda possui 1,3 mil unidades consumidoras sem energia elétrica após temporal de quarta-feira.

Cerca de 1,3 mil unidades consumidoras continuavam sem luz em Apucarana até as 14h30 desta quinta-feira (5), segundo balanço da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A empresa afirmou que está trabalhando para restabelecer 100% do abastecimento de energia elétrica na cidade, que foi uma das mais afetadas pelo temporal que ocorreu na última quarta-feira (4).

No auge do temporal, por volta das 16h40 de quarta-feira, 33 mil consumidores tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido em Apucarana. A tempestade causou graves danos à rede, com a quebra de postes e a queda de árvores sobre os cabos.

A cidade não foi a única a ser afetada pelo temporal. Diversas regiões do estado do Paraná também sofreram com os efeitos da tempestade. Cascavel, por exemplo, onde 55 mil consumidores chegaram a ficar sem energia, foi atingida por ventos de mais de 100 km/h, classificados pelo Sistema Tecnológico do Paraná (Simepar) como um tornado de categoria F2. Já em Apucarana, os ventos atingiram a marca de 77,4 km/h.

Os estragos provocados pelo temporal foram significativos. A Copel informou que até agora registrou 144 postes danificados que precisarão ser substituídos. A maioria das ocorrências foi nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, com destaque para os 43 postes danificados em Cascavel, além de 52 no Noroeste e 14 no Norte do Paraná.

Na manhã desta quinta-feira, um novo temporal atingiu parte das regiões Leste e Centro-Sul do estado, causando ainda mais estragos. Os municípios mais afetados foram Ponta Grossa, com 8,6 mil consumidores sem energia, Sarandi, com 1,9 mil, Londrina, com 1,4 mil, e Cascavel, com 1,3 mil.

Diante dos estragos causados pelo temporal, a Copel ressaltou a importância da segurança. A população foi alertada para manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116 em caso de ocorrências.

A empresa também orientou os moradores de Cascavel, onde os estragos foram mais graves, a verificar se os danos afetaram a entrada de serviço e o “postinho do cliente”. Em casos assim, pode ser necessário que o cliente regularize essa estrutura interna para que a Copel possa restabelecer o fornecimento de energia. Em caso de dúvida, os clientes foram aconselhados a consultar um técnico particular.

Para comunicar problemas relacionados à falta de luz, a Copel disponibilizou diversas formas de contato, como telefone, aplicativo para celulares, site e até mesmo WhatsApp. A comunicação também pode ser feita por mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” seguidas do número da unidade consumidora, que está destacada no cabeçalho da conta de luz.

A situação ainda está sendo acompanhada de perto e a empresa está trabalhando para normalizar o fornecimento de energia elétrica nas áreas afetadas o mais rápido possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo