
No ano passado, o Nobel de Física foi concedido ao francês Alain Aspecto, ao norte-americano John Clauster e ao austríaco Anton Zellinge, por estudos pioneiros de mecânica quântica, um campo que tem aplicações práticas significativas, por exemplo, na criptografia.
Na segunda-feira, foram anunciados os vencedores no Nobel de Medicina. Neste ano, os premiados foram a pesquisadora húngara Katalin Kariko e seu colega note-americano Drew Weissman, por seu trabalho no desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro (mRNA), que foram determinantes para o controle da covid-19.
A premiação em dinheiro teve um aumento neste ano de 1 milhão de coroas suecas, para 11 milhões de coroas suecas – cerca de 950 mil euros, ou 1 milhão de dólares.
Premiação ocorrerá em dezembro
O Prêmio Nobel é assim chamado devido ao químico sueco Alfred Nobel (1833-1896), que em 1867 inventou a dinamite e, por meio de um testamento, doou a maior parte da sua fortuna para a prestação de serviços valiosos à humanidade.
A premiação se destina a homenagear pesquisadores, cientistas, escritores e personalidades em seis categorias: medicina, física, química, economia, literatura e paz.
São agraciados aqueles que demonstraram maior benefício à população mundial no ano anterior – as instituições que concedem os prêmios, no entanto, nem sempre focam nesse exato período.
As premiações são tradicionalmente entregues em 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel.
No ano passado, três cientistas foram agraciados com o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas inovadoras em mecânica quântica. Alain Aspecto, da França, John Clauster, dos Estados Unidos, e Anton Zellinge, da Áustria, receberam o reconhecimento pela relevância prática de seu trabalho, especialmente na área de criptografia. O estudo pioneiro desses pesquisadores abriu portas para importantes avanços tecnológicos.
Na última segunda-feira, foi anunciado o Prêmio Nobel de Medicina. Os vencedores deste ano foram a húngara Katalin Kariko e o norte-americano Drew Weissman. Ambos foram premiados por seu trabalho no desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro (mRNA), que desempenharam um papel fundamental no combate à pandemia de covid-19. As vacinas baseadas nessa tecnologia têm demonstrado alta eficácia na prevenção da doença e têm sido amplamente utilizadas em todo o mundo.
Além do reconhecimento, os vencedores também receberão uma premiação em dinheiro. Neste ano, o valor foi aumentado para 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a aproximadamente 950 mil euros ou 1 milhão de dólares. Essa quantia representa um grande incentivo para os pesquisadores e contribui para o avanço da ciência e da medicina.
Cerimônia de premiação em dezembro
O Prêmio Nobel recebe esse nome em homenagem ao químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite. Em seu testamento, Nobel destinou a maior parte de sua fortuna para a criação de uma fundação que premia anualmente pessoas excepcionais em diversas áreas. As categorias contempladas pelo Prêmio Nobel incluem medicina, física, química, economia, literatura e paz.
O objetivo da premiação é reconhecer aqueles que fizeram contribuições significativas para o benefício da humanidade. Os vencedores são selecionados com base em seus feitos no ano anterior, embora as instituições que concedem os prêmios também possam levar em consideração trabalhos anteriores de grande relevância.
A cerimônia de premiação do Nobel ocorre anualmente em 10 de dezembro, data que marca o aniversário da morte de Alfred Nobel. Nessa ocasião, os laureados são homenageados e têm a oportunidade de compartilhar suas descobertas e contribuições com o mundo.