DestaqueSenado Federal

Presidente do Senado registra aniversário de 35 anos do Sindilegis e destaca parceria com o Congresso Nacional

O Sindilegis celebra 35 anos de atuação em parceria com o Congresso Nacional

No dia 2 de outubro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, registrou o aniversário de 35 anos do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis). Ele ressaltou a importância da entidade como um “parceiro importantíssimo” do Congresso Nacional e afirmou que os parlamentares devem prestar as “mais elevadas homenagens” ao Sindilegis.

Fundado em 6 de outubro de 1988, um dia após a promulgação da Constituição Federal, o Sindilegis foi pioneiro ao garantir o direito de sindicalização para os servidores públicos civis. Segundo Pacheco, a criação do sindicato refletiu a necessidade de envolver os servidores no processo de reconstrução do país, com base nos princípios constitucionais e democráticos.

“Ao longo desses 35 anos, o Sindilegis se mostrou um parceiro relevante da sociedade brasileira”, ressaltou o presidente do Senado. Ele destacou a atuação dos servidores do Legislativo em eventos importantes, como a implementação do Sistema de Deliberação Remota durante a pandemia de covid-19, as comissões especiais criadas para lidar com a crise, como a CPI da Pandemia e a comissão especial para fiscalização das ações do governo (CTCOVID19), bem como a defesa do Congresso Nacional durante os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

Para Pacheco, a integridade e a confiança no estado democrático de direito dependem de um serviço público forte e valorizado, papel que o Sindilegis desempenhou e continua desempenhando com dedicação.

Além disso, o presidente do Senado também anunciou que o Congresso Nacional promoverá uma sessão solene em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal. A sessão acontecerá na próxima quinta-feira (5), às 10h, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo