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ANS suspende temporariamente venda de 38 planos de saúde devido a reclamações de cobertura assistencial no segundo trimestre de 2023

A venda de 38 planos de saúde de dez operadoras foi suspensa temporariamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a partir desta terça-feira (3). A medida foi tomada devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial registradas no segundo trimestre de 2023. A ANS alerta os consumidores para não contratarem os planos listados e orienta que denunciem qualquer oferta para adquiri-los.

Essa suspensão faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela ANS, que monitora o desempenho do setor de planos de saúde e busca proteger os consumidores. Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da agência, ressalta o impacto da suspensão temporária: são 394.313 beneficiários protegidos com essa medida, e os planos só poderão ser comercializados novamente se as operadoras apresentarem melhora em seus resultados.

Em contrapartida, a ANS divulgou a lista de 12 planos de seis operadoras que poderão voltar a ser comercializados, após análises realizadas no mesmo período do monitoramento. Essa lista está disponível para consulta no site da agência.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente e leva em consideração as reclamações recebidas pela ANS, bem como a quantidade de beneficiários dos planos de saúde. As principais queixas consideradas na avaliação da agência são o descumprimento dos prazos para consultas, exames e cirurgias, além das negativas de cobertura assistencial.

No segundo trimestre de 2023, foram registradas 58.035 reclamações de assistência prestada pelos planos de saúde. Para abrir uma denúncia na ANS ou obter mais informações sobre os serviços das operadoras de saúde, os usuários podem ligar gratuitamente para o Disque ANS (0800 701 9656) ou acessar o site do Fale Conosco da agência reguladora.

É importante destacar que a ANS tem atuado de forma vigorosa na fiscalização e regulação do setor de planos de saúde, visando garantir a qualidade e a segurança do atendimento aos consumidores. A suspensão temporária da comercialização de planos com problemas é uma medida importante para proteger os beneficiários e forçar as operadoras a melhorarem seus serviços.

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