Secretaria Criativa do Rio de Janeiro lança últimos editais do pacote de fomento da Lei Paulo Gustavo para projetos culturais.

Os novos editais abrangem histórias em quadrinhos (HQs), apoio aos espaços do audiovisual, memória e preservação do audiovisual, além de licenciamento e apoio à distribuição. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 18 de outubro, às 18h, por meio da plataforma Desenvolve Cultura.
Segundo a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, esse é o pacote de editais mais democrático já lançado pela Secec RJ. Ela ressalta que o objetivo é beneficiar os agentes culturais de todas as regiões do estado, assim como foi feito com a execução da Lei Aldir Blanc. A secretaria está disponível para receber os proponentes em sua sede, além de oferecer atendimento especializado nos municípios para esclarecer dúvidas sobre os editais e garantir oportunidades para todos.
A maior parte dos recursos destinados à Lei Paulo Gustavo é proveniente do Fundo Setorial do Audiovisual e, por isso, deve ser aplicada nesse segmento. Os 19 editais contemplam diversas áreas culturais, com o intuito de estimular a democratização do acesso aos recursos e impulsionar a cadeia produtiva, incluindo segmentos que até então não eram contemplados, como jogos eletrônicos, bandas e fanfarras, artesanato, arte-educação e HQ.
O estado do Rio de Janeiro é o quarto em quantidade de recursos destinados à LPG. Além do valor que será operacionalizado pelo governo estadual, os 92 municípios fluminenses têm R$ 132,1 milhões reservados para execução de projetos culturais.
As cinco novas chamadas públicas são destinadas a pessoa jurídica e totalizam um investimento de mais de R$ 29 milhões, com 188 vagas disponíveis. O edital de HQ visa apoiar propostas de produção e publicação de quadrinhos, inéditas ou não, com temática cultural ou educativa, a serem distribuídas em bibliotecas e instituições públicas de ensino. Já o edital de apoio aos espaços do audiovisual busca apoiar planos de manutenção de salas de cinema independentes, cinemas itinerantes e novos espaços de exibição.
Outros editais visam apoiar licenciamento de conteúdo audiovisual, além de pesquisas, inventários e digitalização de acervos e coleções de acervos audiovisuais. Para completar o pacote de chamadas, há também o edital de apoio à distribuição de obras cinematográficas no mercado audiovisual.
Os interessados podem encontrar mais informações sobre os editais no site da Secec RJ.