Agência BrasilDestaque

Transpetro anuncia concursos públicos com 207 vagas para admissão de pessoal de terra e mar até 2024

A empresa Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciou a abertura de concursos públicos para a admissão de pessoal de terra e mar. No total, estão sendo oferecidas 207 vagas, sendo 154 para os níveis médio e superior do quadro de terra e 53 para o quadro de mar. A previsão é que os aprovados sejam contratados ao longo de 2024.

As inscrições para os concursos podem ser feitas até o dia 30 de outubro no site do Cesgranrio, responsável pela organização do processo seletivo. As provas estão previstas para dezembro e o resultado final será divulgado no dia 5 de março do próximo ano. Vale ressaltar que esse é o primeiro concurso público realizado pela Transpetro desde 2018.

Atualmente, a empresa possui 5.065 funcionários, sendo 3.273 do quadro de terra e 1.781 do quadro de mar. Segundo Alexandre Almeida, gerente executivo de Recursos Humanos da companhia, a abertura dessas vagas é de extrema importância, pois há a necessidade de reposição de pessoal devido aos processos de aposentadoria e desligamento, além do fato de que a Transpetro costumava contar com funcionários cedidos pela Petrobras.

Uma novidade nesses concursos é que a Transpetro dobrou o percentual de reservas de vagas para pessoas com deficiência, passando para 10%. Além disso, a empresa garantiu que 20% dos postos serão destinados a candidatos negros de ambos os sexos. A intenção é também formar um cadastro de reserva, que poderá ser utilizado de acordo com as necessidades da empresa.

No entanto, Alexandre Almeida ressalta que há um déficit significativo de marítimos no quadro de operação de navios da Transpetro e que é preciso repor esse efetivo o mais rápido possível, pois isso impacta diretamente na capacidade da empresa de operar. Um navio precisa ter todas as funções preenchidas no momento em que zarpa, e a falta de um marítimo obriga a dobrar as funções de outra pessoa, o que gera um desgaste e compromete o funcionamento da embarcação.

A Transpetro ainda não está considerando a construção de novos navios, pois isso depende da aprovação e inclusão das embarcações no planejamento estratégico da Petrobras. No entanto, se houver sinalização positiva em relação a essa questão, a empresa reavaliará o dimensionamento do efetivo de mar. Atualmente, a Transpetro opera uma frota de 26 navios.

Outra novidade é que as provas para o quadro de terra serão regionais, ou seja, os candidatos poderão escolher a região onde desejam trabalhar. Já as vagas do quadro de mar serão disputadas em âmbito nacional. Essa medida visa valorizar os candidatos que são do entorno das instalações da Transpetro, evitando a necessidade de deslocamentos longos e proporcionando uma adaptação mais fácil ao novo local de trabalho.

Os aprovados nos concursos contarão com benefícios como plano de carreira, auxílio-creche ou auxílio acompanhante, benefício educacional, assistência multidisciplinar de saúde, benefício farmácia, plano opcional de previdência complementar e programa de assistência especial para pessoas com deficiência.

Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ingressar em uma empresa de renome, que atua no setor de petróleo e derivados e que possui uma carteira com mais de 180 clientes. Os interessados devem aproveitar o prazo de inscrições para se prepararem e conquistarem uma vaga na Transpetro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo