Câmara dos DeputadosDestaque

Audiência Pública na Câmara dos Deputados discute a importância da campanha Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama

No dia 3 de outubro, a comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao câncer no Brasil promoverá uma audiência pública para discutir a campanha Outubro Rosa. O debate acontecerá no plenário 9 a partir das 14h30, a pedido da relatora da comissão, deputada Silvia Cristina (PL-RO).

O Outubro Rosa é uma campanha anual que busca conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esta é a forma de câncer mais comum entre mulheres em todas as regiões do Brasil, com maiores taxas nas regiões Sul e Sudeste.

Além disso, o câncer de mama é a principal causa de mortalidade entre mulheres em quase todas as regiões do país, sendo superado apenas pelo câncer de colo do útero na região Norte.

Para alertar a população e reforçar a importância da prevenção, a campanha Outubro Rosa realiza ações em todo o país. Nos Estados Unidos, a campanha teve início em diversos estados, e o laço rosa, símbolo da iniciativa, foi distribuído pela primeira vez pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes de uma corrida em Nova Iorque nos anos 1990.

No Brasil, o primeiro ato relacionado à campanha aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Desde então, é tradição iluminar monumentos com essa cor durante o mês de outubro em apoio à campanha.

A adesão à campanha do Outubro Rosa também é observada no poder legislativo. Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado têm o costume de participar e contribuir com a iniciativa.

Diante desses dados alarmantes e da importância da conscientização sobre o câncer de mama, a audiência pública promovida pela comissão especial da Câmara dos Deputados será fundamental para discutir ações e políticas de combate à doença. A expectativa é que o debate contribua para ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, salvando assim, muitas vidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo