DestaqueSenado Federal

Senadora Professora Dorinha defende avanços na doação de órgãos durante Dia Nacional da Doação de Órgãos

No último pronunciamento feito no Plenário nesta quarta-feira (27), a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) registrou a comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos. Essa data, estabelecida pela Lei 11.584 de 2007, tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. Durante seu discurso, a parlamentar ressaltou a necessidade de avanço do Brasil nessa questão.

Dorinha destacou a relevância da informação e da cultura na melhoria dos resultados e do número de doações no país. Porém, ela também frisou que ainda existem muitas dúvidas e receios por parte da população. A senadora citou histórias de pessoas que aguardam por transplantes em áreas remotas e ressaltou a importância das parcerias com companhias aéreas e a Força Aérea Brasileira (FAB) para possibilitar o rápido deslocamento desses pacientes.

A senadora enfatizou que, apesar do aumento nos números de doações, a situação ainda é muito limitada se considerarmos o tamanho do Brasil, um país gigantesco e continental. A informação sobre doação de órgãos ainda não chega à maioria das pessoas. Há muitas dúvidas e receios em relação ao ato de doar um rim, por exemplo, e se isso compromete a vida da pessoa doadora. A população precisa encontrar respostas claras para essas perguntas e entender como se tornar doadora de órgãos, reforçou a senadora.

A parlamentar também mencionou a existência de projetos que tratam sobre a doação de órgãos, incluindo propostas para que todo cidadão brasileiro seja considerado um potencial doador, a menos que manifeste o contrário.

Dorinha apresentou dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) que revelaram que no primeiro semestre de 2023, houve um recorde de mais de 1,9 mil doadores efetivos de órgãos no Brasil, resultando em 4,3 mil transplantes realizados. Esse número representou um aumento de 16% em comparação com o mesmo período em 2022. Além disso, a senadora informou que, nesse mesmo período, houve mais de 6,7 mil potenciais doadores cadastrados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo