Agência BrasilDestaque

Fiocruz lança plataforma de parcerias para projetos e facilita conexão com o público e setor privado.

O Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz lançou, nesta semana, uma plataforma de parcerias que visa facilitar a conexão com organizações interessadas em apoiar projetos desenvolvidos pela instituição. A ausência desse canal de comunicação dificultava a construção de parcerias entre o setor público e o privado.

O gerente-geral do Escritório da Fiocruz, Luis Fernando Donadio, afirmou em entrevista à Agência Brasil que a plataforma será fundamental para tornar transparente a compreensão dos projetos e programas que estão disponíveis para parceria, além de apresentar como eles funcionam e quem deve ser contatado para firmar uma parceria.

A plataforma funciona como um portfólio digital das ações da Fiocruz que estão abertas para a construção de parcerias. Ela apresenta uma lista completa dos projetos disponíveis e também fornece um guia prático para coordenadores da instituição inscreverem seus projetos.

A plataforma está dividida em diferentes categorias de parcerias em potencial. Uma delas busca dialogar com empresas e fundações, outra com parceiros internacionais e a terceira com a sociedade civil. A ideia é atrair diferentes tipos de parceiros para apoiar os projetos da Fiocruz.

A plataforma já recebeu dezenas de contatos, sendo que 38 parcerias estão em negociação para projetos não reembolsáveis. A expectativa é que essas parcerias sejam efetivadas ao longo deste ano. Um dos projetos que tem chamado atenção de pessoas físicas é o do Instituto Nacional da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), que trabalha com programas de humanização hospitalar e suporte para crianças que já tiveram alta hospitalar.

Para empresas e fundações, a procura é por projetos que conectem saúde e meio ambiente, explorando os impactos ambientais na saúde e vice-versa. Já para o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), a procura é por projetos relacionados à saúde do trabalhador.

A plataforma também direciona parceiros interessados em financiar projetos para uma linha de cooperação, onde os recursos aplicados pelo parceiro são reembolsáveis. Essa linha é voltada para o codesenvolvimento de projetos, ou seja, parcerias produtivas que necessitam de parceiros de mercado para seu desenvolvimento.

Além de fomentar parcerias, a Fiocruz busca dar visibilidade às tecnologias desenvolvidas na instituição que estão em busca de licenciamento, desenvolvimento conjunto e financiamento. A plataforma busca promover a divulgação dos projetos abertos para financiamento e facilitar o contato entre a Fiocruz e potenciais parceiros.

Desde o início de sua operação em 2008, o Escritório de Captação da Fiocruz já mobilizou centenas de parcerias, viabilizando mais de 150 projetos da Fundação. Com a nova plataforma, a expectativa é que mais parcerias sejam firmadas, o que possibilitará o avanço das pesquisas científicas e o desenvolvimento de soluções para a saúde da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo