Inicia a primavera no hemisfério sul, marcando o equinócio de primavera, quando dia e noite têm a mesma duração

Segundo especialistas do Observatório Nacional, as estações do ano são marcadas pela forma como os raios solares incidem nos hemisférios. Além disso, a variação dos comprimentos dos dias também é um fator determinante para a percepção das estações.
É válido ressaltar que as estações se tornam mais perceptíveis à medida que se afastam da linha do equador, que divide os dois hemisférios. Nas regiões próximas a essa linha imaginária, as características das estações são quase imperceptíveis.
No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias irão gradualmente ficando maiores e as noites cada vez menores, culminando no maior dia do ano, que acontecerá no início do verão, em 22 de dezembro.
Essas mudanças de estações são resultado da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de órbita, além da posição do planeta em seu movimento de translação ao redor do Sol. A Terra orbita o Sol e seu eixo sempre aponta na mesma direção, fazendo com que diferentes partes do planeta recebam a luz solar diretamente.
Os solstícios e os equinócios não ocorrem sempre nos mesmos dias do ano. Em alguns anos, podem acontecer no dia 22, como em outros anos, como no caso deste ano, no dia 23. Essa variação se deve ao fato de que o tempo entre dois equinócios é menor que o ano sideral, que é o tempo de translação da Terra ao redor do Sol.
O Calendário Gregoriano, que utilizamos, baseia-se no ano trópico e estabelece um ano bissexto a cada quatro anos, com exceção dos séculos inteiros, que são bissextos apenas se forem múltiplos de 400. Essa regulamentação faz com que o início de uma estação seja próximo do início da mesma estação quatro anos antes ou depois, conforme explicado pelo Observatório Nacional.
Com o início da primavera, espera-se que a natureza floresça e se renove, trazendo mais cor e vida para o meio ambiente. É um momento agradável para apreciar as paisagens, buscar o equilíbrio e se conectar com a natureza. A primavera é a estação das flores, do renascimento e da esperança.