
Contarato compareceu à festa de premiação logo após desembarcar em Brasília. O líder do PT no Senado estava nos Estados Unidos, onde acompanhou o presidente Lula em missão oficial. Em seu agradecimento, o senador expressou sua gratidão tanto à sua equipe quanto ao seu marido Rodrigo, e seus filhos, Gabriel e Mariana. Ele também manifestou seu repúdio ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, o qual visa extinguir o reconhecimento de casamentos LGBT+. Segundo Contarato, “um dos problemas mais graves e perigosos que podem acometer um país é quando nós permitimos que a religião contamine o Estado” e que “nenhum projeto de lei ou PEC será capaz de atacar as nossas famílias”.
Também fez um pronunciamento o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues, que alcançou a segunda posição na votação popular. Em seu discurso, Rodrigues celebrou o resultado do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria contra o marco temporal. Além disso, ressaltou a importância das investigações sobre os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, afirmando que “é preciso que a nossa CPMI, um dos instrumentos de apuração do golpismo que ocorreu no ano passado, vá a fundo nessa investigação, assim como as investigações que estão em curso no Supremo Tribunal Federal, (..) para que ninguém nunca esqueça, para que nunca mais aconteça, para as gerações atuais e para as gerações futuras”.
No total, 15 senadores foram premiados com base na votação popular na internet. Além disso, um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso também participaram da escolha dos melhores parlamentares da Câmara e do Senado, assim como os melhores na Defesa da Educação e no Clima e Sustentabilidade. O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou a lisura do processo.
O Prêmio Congresso em Foco, criado em 2006, tem como objetivo reconhecer os melhores parlamentares do Congresso Nacional e incentivar a participação ativa dos cidadãos na vida política. A realização do projeto conta com o apoio de diversas entidades parceiras.