DestaqueUOL

Senadores mais bem avaliados pelo público são premiados no Prêmio Congresso em Foco 2023

Após uma longa espera, foi divulgado na noite desta terça-feira (21) o nome dos senadores mais bem avaliados pelo público no Prêmio Congresso em Foco 2023. O vencedor da votação online como o melhor parlamentar do Senado no ano foi Fabiano Contarato (PT-ES), em seu quinto ano de primeiro mandato, com um total de 60.393 votos. Em segundo lugar ficou Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), com 47.124 votos, e em terceiro lugar, Humberto Costa (PT-PE), com 46.125 votos. A votação popular ocorreu entre os dias 7 e 31 de agosto. Essa é a primeira vez que Contarato vence nessa categoria, ele havia ficado em terceiro lugar nos dois anos anteriores. Os três primeiros colocados subiram ao palco da cerimônia para receber seus troféus.

Contarato compareceu à festa de premiação logo após desembarcar em Brasília. O líder do PT no Senado estava nos Estados Unidos, onde acompanhou o presidente Lula em missão oficial. Em seu agradecimento, o senador expressou sua gratidão tanto à sua equipe quanto ao seu marido Rodrigo, e seus filhos, Gabriel e Mariana. Ele também manifestou seu repúdio ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, o qual visa extinguir o reconhecimento de casamentos LGBT+. Segundo Contarato, “um dos problemas mais graves e perigosos que podem acometer um país é quando nós permitimos que a religião contamine o Estado” e que “nenhum projeto de lei ou PEC será capaz de atacar as nossas famílias”.

Também fez um pronunciamento o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues, que alcançou a segunda posição na votação popular. Em seu discurso, Rodrigues celebrou o resultado do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria contra o marco temporal. Além disso, ressaltou a importância das investigações sobre os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, afirmando que “é preciso que a nossa CPMI, um dos instrumentos de apuração do golpismo que ocorreu no ano passado, vá a fundo nessa investigação, assim como as investigações que estão em curso no Supremo Tribunal Federal, (..) para que ninguém nunca esqueça, para que nunca mais aconteça, para as gerações atuais e para as gerações futuras”.

No total, 15 senadores foram premiados com base na votação popular na internet. Além disso, um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso também participaram da escolha dos melhores parlamentares da Câmara e do Senado, assim como os melhores na Defesa da Educação e no Clima e Sustentabilidade. O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou a lisura do processo.

O Prêmio Congresso em Foco, criado em 2006, tem como objetivo reconhecer os melhores parlamentares do Congresso Nacional e incentivar a participação ativa dos cidadãos na vida política. A realização do projeto conta com o apoio de diversas entidades parceiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo