Senado lança edição da coleção “Grandes Vultos do Senado” em homenagem ao ex-senador José Maranhão, vítima de covid-19.
Fátima Maranhão, desembargadora e presidente do TRE-PB, viúva de Maranhão, fez um discurso sobre a trajetória política de seu marido e suas principais bandeiras políticas, como a luta pela democracia, o combate à seca e a valorização do Nordeste.
Segundo ela, Maranhão é parte da história, não só da Paraíba, mas também como um exemplo para o país. “Daqui a 10, 20, 100 anos, quando consultarem a Biblioteca do Senado, vão encontrar a história do homem simples que viu vocês crescerem”, afirmou. Ela também destacou que a história de José Maranhão está agora registrada ao lado de outros grandes nomes do Senado.
Os autores do livro, Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo, apresentam uma biografia detalhada sobre a vida pessoal de Maranhão, discursos proferidos no Senado, projetos significativos apresentados e relatados, além de depoimentos de colegas parlamentares e outras personalidades.
Veneziano Vital do Rêgo, presidente em exercício do Senado e conterrâneo de Maranhão, exaltou os 67 anos de vida pública do colega e elogiou o trabalho de pesquisa realizado para a biografia. Ele ressaltou que é obrigação de todos os presentes ler o livro do início ao fim como forma de prestar homenagem a Maranhão.
O governador da Paraíba, João Azevedo, também compareceu ao evento e destacou a relação amistosa e de conselhos que tinha com Maranhão, mesmo sendo adversários políticos.
Nascido em Araruna, na Paraíba, José Maranhão foi empresário e político. Além de senador, ocupou diversos cargos, como deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador da Paraíba em três mandatos. Ele também foi fundador do MDB e ocupou a direção estadual do partido. O prefácio da biografia foi escrito por Michel Temer, ex-presidente da República e amigo pessoal de Maranhão.
Marcelo Castro, senador do Piauí, destacou a competência de José Maranhão, que foi escolhido repetidamente para o governo estadual, e lembrou que ele ocupou a presidência da importante Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
A coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado foi instituída em 1996 com o objetivo de homenagear ex-senadores que se destacaram como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.
Essa edição em homenagem a José Maranhão marca a memória e a contribuição desse importante político paraibano para a história do Senado brasileiro.