Ferroviário vence a Ferroviária por 2 a 1 e conquista o título da Série D do Campeonato Brasileiro 2023

Depois de uma campanha impecável ao longo do torneio, o Tubarão da Barra chegou invicto à final e precisava apenas de uma vitória simples para levantar a taça e se tornar bicampeão da quarta divisão nacional. A Ferroviária, por sua vez, também buscava seu primeiro título nacional na história.
Com o apoio de cerca de 15 mil torcedores fanáticos, o time da casa começou a partida pressionando e abriu o placar logo no início do jogo. Deizinho aproveitou um passe de Ciel e mandou para as redes. No entanto, a Ferroviária mostrou força e empatou a partida aos 38 minutos, com Vitor Barreto chutando colocado.
No segundo tempo, aos 6 minutos, Ciel mostrou sua categoria de artilheiro e marcou o gol da vitória para o Ferroviário. Faltando poucos dias para completar 42 anos, o centroavante apareceu sozinho na área e completou um cruzamento para definir o placar em 2 a 1. Esse foi o décimo segundo gol de Ciel no torneio e o vigésimo segundo dele na temporada.
Com a conquista, o Ferroviário encerrou a Série D de forma invicta, somando 15 vitórias e 9 empates em 24 jogos. Além do Tubarão da Barra, também garantiram o acesso à Série C de 2024 a Ferroviária, vice-campeã, o Caxias-RS e o Athletic-MG.
A festa foi grande para a torcida do Ferroviário, que comemorou mais um título nacional. Essa é a segunda vez que o clube conquista a Série D, a primeira foi em 2018. Agora, com o título, o Tubarão da Barra espera manter o bom desempenho na próxima temporada e quem sabe alcançar voos ainda mais altos no futebol brasileiro.