1ª Festa do Livro em Brasília destaca protagonismo de pensadoras e autoras negras

Segundo a diretora da Editora UnB, Germana Henriques, a escolha desse tema foi inspirada na necessidade de colocar em pauta o protagonismo da mulher negra e estimular a reflexão sobre essa questão tanto na universidade quanto na comunidade do Distrito Federal como um todo.
A programação da festa inclui lançamentos de livros, palestras, uma mesa-redonda, um workshop e um minicurso. Além disso, haverá a exibição de ilustrações selecionadas em concurso promovido pela Editora UnB e a divulgação do resultado do edital de ensaios. Destaca-se também o lançamento conjunto de obras do Núcleo de Escritoras Pretas Maria Firmina dos Reis, formado por professoras universitárias.
Dentre os temas a serem abordados nos debates, estão a análise da política de cotas raciais, a importância do lema “vidas negras importam”, a relação entre corpos negros e homossexualidade e uma análise do racismo como neurose cultural, inspirada no trabalho da antropóloga Lélia González.
Uma das grandes vantagens do evento é o desconto de pelo menos 30% nos livros vendidos pelas editoras participantes. No caso da Editora UnB, os preços serão reduzidos ainda mais, variando entre 40% e 50%.
Além da feira do livro, a Festa contará com a participação da Feira da Viração, onde os funcionários da UnB venderão artesanatos, bijuterias e itens usados. Germana explica que essa diversidade de atrações é o que torna o evento mais do que uma simples feira.
Vale ressaltar que a ideia da Festa do Livro vem sendo planejada desde 2016, mas sofreu adiamentos devido a uma reestruturação na universidade e na própria editora, além da pandemia de covid-19. No entanto, a intenção é que o evento se torne uma tradição anual, sempre realizado no segundo semestre, assim como outras feiras de livros de editoras universitárias em diversas capitais.
A programação completa da 1ª Festa do Livro pode ser acessada no site festadolivro.unb.br, e mais informações estão disponíveis nos perfis da Editora UnB nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok.