DestaqueUOL

Cerca de mil drones iluminam o céu de Manhattan em protesto pela Amazônia durante show do DJ Alok

Cerca de mil drones iluminam o céu de Manhattan em defesa da Amazônia

Noite de sexta-feira (15) marcada por um espetáculo de luzes em Manhattan, Nova York. Cerca de mil drones realizaram uma apresentação sincronizada em defesa da Amazônia, organizada por ativistas em defesa do meio ambiente. O evento aconteceu durante uma apresentação do DJ brasileiro Alok e antecedeu o aguardado discurso do presidente Lula (PT) na 78ª Assembleia-Geral da ONU.

Os drones sobrevoaram a ilha de Manhattan formando figuras de animais característicos da fauna amazônica, como o boto-cor-de-rosa e a onça pintada. Além disso, as luzes também foram utilizadas para representar uma árvore, o mapa do Brasil e um globo em chamas com a frase “Amazônia queima, o mundo queima”. Outras palavras como “proteja-me” e “save the Amazon, save the life” também foram formadas no céu.

A trilha sonora escolhida para o evento foi a música “Shiva Vaishu”, uma produção de Alok inspirada nas raízes indígenas.

A iniciativa foi promovida pela organização Avaaz, que atua internacionalmente em defesa do meio ambiente e trabalha com as principais pautas ambientais em discussão. Em uma publicação na plataforma X (antigo Twitter), a entidade afirmou que “mais magia está por vir”.

Esse evento aconteceu dois dias depois do governo do estado do Amazonas decretar situação de emergência ambiental em diversas cidades ao sul do território e na região metropolitana de Manaus. Nos primeiros 12 dias de setembro, o Amazonas já registrou 77% da quantidade de incêndios contabilizados durante todo o mês de agosto, totalizando 4.127 incêndios somente nesse período. Esse número coloca o estado como líder nos registros de incêndios, seguido por Pará e Mato Grosso, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Vale ressaltar que o Amazonas também passa por uma severa seca nos rios, agravando ainda mais a situação ambiental na região.

Por tradição, os presidentes brasileiros abrem os discursos da assembleia. O presidente Lula está programado para subir à tribuna na próxima terça-feira (19). Antes de chegar em Nova York, Lula fez uma parada em Cuba.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo