PUC-SP realizará ato de memória em resistência à invasão durante a ditadura militar, com presença de artistas e personalidades




Jornalista

Ato em memória à invasão na PUC-SP durante a ditadura militar

A PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo sediará um ato em memória à invasão sofrida pela instituição há 46 anos, durante a ditadura militar (1964-1985). Intitulado “Lembrar é Resistir”, o evento reunirá testemunhas do ataque, artistas, representantes da sociedade civil, acadêmicos, juristas e jornalistas.

O ato está marcado para o dia 25 deste mês, no teatro Tucarena, a partir das 9h. Ele será realizado em parceria com a Comissão Arns, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, o Instituto Vladimir Herzog, a UNE (União Nacional dos Estudantes), a instituição Núcleo Memória e o Centro Acadêmico 22 de Agosto, dirigido por alunos do curso de direito da PUC.

Personalidades como a cantora Daniela Mercury e o apresentador Serginho Groisman estão confirmados para o evento. Durante a solenidade, o jornalista e colunista da Folha, Juca Kfouri, receberá uma homenagem em nome de Nadir Kfouri, sua tia e reitora da PUC-SP à época da invasão.

No dia 22 de setembro de 1977, 3.000 policiais invadiram a universidade enquanto estudantes e integrantes do movimento estudantil estavam reunidos. A ação, comandada pelo coronel Erasmo Dias, então secretário de Segurança Pública, resultou na detenção de 854 pessoas, além de feridos.

O ato “Lembrar é Resistir” ocorrerá na esteira de uma decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que promulgou uma lei homenageando Erasmo Dias, expoente da ditadura militar. No entanto, é importante ressaltar que a trajetória anterior de Dias, assim como a de outros militares envolvidos no período repressivo, foi beneficiada pela impunidade garantida pela Lei da Anistia de 1979.


TAPETE VERMELHO

A atriz Taís Araujo foi a mestre de cerimônias do Favela Gala, jantar beneficente realizado em prol da ONG Gerando Falcões. O evento ocorreu na Sala São Paulo, na região central da capital paulista, na semana passada. A apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Ingrid Guimarães também marcaram presença.

Com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith


Sair da versão mobile