Museu do Ipiranga comemora um ano de reabertura com programação cultural gratuita para o feriado de 7 de setembro

Uma das propostas da visita é promover reflexões sobre a história nacional e possibilitar uma mediação para a apreciação do famoso quadro “Independência ou Morte!”, pintado por Pedro Américo. Além disso, as visitas contarão com recursos de audiodescrição para garantir acessibilidade a todos os visitantes.
Além das exposições, o Museu do Ipiranga preparou uma série de atividades ao ar livre. A partir das 10h, haverá uma apresentação do Coral da USP (CORALUSP) na escadaria da esplanada, localizada na área externa do museu. Essa apresentação será a abertura para as diversas atividades que serão oferecidas nos terraços laterais do jardim francês, como jogos e vivências educativas.
Para aqueles que preferem explorar a área externa do museu, estão programados roteiros de visitação ao parque da Independência, onde os visitantes poderão desfrutar de belas paisagens e conhecer um pouco mais sobre o local histórico. Além disso, serão oferecidas oficinas de desenho, bordado, confecção de broches, móbiles e bonecas de papel. As contações de histórias afro-brasileiras e indígenas também serão um destaque da programação.
Os visitantes ainda poderão experimentar malabarismos com claves, bolinhas e bambolês, para se divertirem e exercitarem suas habilidades motoras.
O encerramento do evento ficará por conta da intervenção do povo originário Pankararu de Real Parque. Eles apresentarão o Toré, uma dança ritualística que homenageia as entidades que protegem o grupo.
Para maiores informações sobre a programação completa e horários das atividades, os interessados podem consultar o site oficial do museu.
Dessa forma, o Museu do Ipiranga espera celebrar seu primeiro ano de reabertura com uma programação diversificada e gratuita, buscando promover a cultura e a história do Brasil de forma acessível a todos os públicos.