Feriado prolongado da Independência gera previsão de intenso tráfego nas estradas de São Paulo

Entre os trechos mais movimentados está o oeste do Rodoanel Governador Mário Covas, administrado pela concessionária CCR RodoAnel. A previsão é de que o número de veículos chegue a 1,4 milhão. O aumento do fluxo de carros já é esperado para esta tarde, a partir das 15h, com maior intensidade até as 20h. Nos demais dias do feriado, é esperado um volume de veículos dentro da média, incluindo a volta do feriado.
Dentre os modais de transporte mais utilizados, os terminais de ônibus do Tietê, Barra Funda e Jabaquara devem receber aproximadamente 590 mil passageiros durante o feriado. Os destinos mais procurados pelos viajantes são Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, interior e litoral sul de São Paulo, de acordo com a Socicam, empresa responsável pela gestão dos terminais.
Nos aeroportos, é esperado um grande movimento. O Aeroporto Internacional de Guarulhos deve receber cerca de 670 mil passageiros em voos nacionais e internacionais. Já o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, terá a circulação de mais de 380 mil passageiros.
Em relação ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a administração estima que, entre os dias 5 e 12 de setembro, o terminal irá receber 330 mil passageiros em 2.383 voos. Os dias mais movimentados são previstos para hoje e a próxima segunda-feira. Os destinos mais buscados pelos passageiros são as capitais do Nordeste, Centro-Oeste e Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, além de Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, Lisboa e Paris, na Europa.
Com esse cenário, as autoridades de trânsito e os órgãos responsáveis por cada modal de transporte estão em alerta para garantir a segurança e a fluidez no deslocamento dos viajantes durante esse feriado prolongado. Medidas como a intensificação da fiscalização nas estradas, a disponibilização de serviços de apoio e a orientação aos motoristas são essenciais para evitar transtornos e garantir uma viagem tranquila para todos.