Comissão de Esporte do Senado promove audiência pública para debater políticas de combate ao racismo no futebol.
No Brasil, leis sobre o assunto já existem, por isso Kajuru acredita que é necessário o cumprimento dessas leis e a responsabilização dos culpados pelo ato racista. Segundo o senador, o que tem acontecido é a falta de punição e responsabilização dos envolvidos, clubes e federações. Além disso, os atletas negros sofrem danos psicológicos que afetam seu rendimento esportivo. Para Kajuru, é preciso que o combate ao racismo seja uma questão coletiva, envolvendo clubes, torcedores e patrocinadores.
A audiência contará com a participação de personalidades do futebol e representantes dos Ministérios do Esporte e da Igualdade Racial. Entre os convidados estão o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, José Perdiz de Jesus, o diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Medeiros Carvalho, o técnico Roger Machado Marques, o jornalista Paulo Cesar Vasconcellos e o professor Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, da Universidade Federal da Bahia. A confirmação de presença ainda está sendo aguardada.
A audiência ocorrerá na sala 13 da Ala Alexandre Costa. Os cidadãos poderão participar de forma interativa enviando perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou do Portal e-Cidadania. Essas perguntas e comentários poderão ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. O Portal e-Cidadania também recebe opiniões dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
É importante destacar que a reprodução deste texto é autorizada desde que haja a citação da Agência Senado como fonte.