Agência BrasilDestaque

Abin atuará de forma preventiva na segurança do desfile do 7 de Setembro em Brasília

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estará atuando de forma preventiva para identificar ameaças e potenciais incidentes que possam colocar em risco a segurança do público e das autoridades participantes do desfile do 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Um centro de monitoramento será montado com o objetivo de fornecer informações sobre os eventos, contando com a colaboração de outros órgãos de segurança do governo federal e do governo do Distrito Federal. As superintendências estaduais da Abin também estarão trabalhando no acompanhamento dos eventos cívicos em outras capitais.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a expectativa é de que o desfile ocorra em clima de tranquilidade e concórdia. Ele ressaltou que o esquema de segurança estará reforçado e até o momento não há indicações objetivas de algum tipo de ataque. Dino afirmou que protestos pacíficos serão tolerados, ressaltando que a liberdade de expressão protege a manifestação pacífica. No entanto, ele deixou claro que não será permitida a repetição dos terríveis atos de 8 de janeiro, referindo-se aos atos golpistas que ocorreram no início do ano e resultaram na destruição das sedes dos Três Poderes.

O desfile do 7 de Setembro será mais enxuto do que nos anos anteriores e está previsto para durar cerca de duas horas. Entre as atrações, estão a execução do Hino Nacional, a passagem das tropas das Forças Armadas, a apresentação de escolas públicas do Distrito Federal, profissionais do Corpo de Bombeiros, bandas e participações especiais de várias instituições. O ponto alto será o tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça.

Cerca de 200 autoridades e convidados são esperados na tribuna de honra do presidente, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas. Não está previsto um discurso do presidente da República durante o desfile, mas na noite anterior será veiculado um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, no qual Lula deve reforçar a defesa da democracia e pedir união nacional.

A segurança do evento está sendo cuidadosamente planejada. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal concluiu o Protocolo de Operações Integradas para o desfile, envolvendo a participação do sistema de inteligência e órgãos federais. As forças de segurança terão como base a estrutura da Cidade Policial, que será montada ao lado do Museu da República. Toda a região da Esplanada dos Ministérios será monitorada por câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília. Além disso, haverá revistas pessoais em pontos estratégicos de acesso ao evento e pontos de atendimento médico espalhados pela área do desfile.

Em relação ao trânsito e transporte, as vias paralelas à Esplanada dos Ministérios terão trânsito livre, assim como o túnel do Buraco do Tatu. Haverá estacionamentos disponíveis para o público que utilizar veículo particular. Os ônibus dos participantes do desfile terão espaço reservado no estacionamento da Praça da Cidadania e a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto estará reservada para o fluxo de passageiros que optarem por transporte por aplicativo ou táxis. O metrô estará funcionando uma hora antes do usual.

Em resumo, a Abin estará atenta a possíveis ameaças durante o desfile do 7 de Setembro em Brasília, contando com a colaboração de outros órgãos de segurança. O esquema de segurança estará reforçado e protestos pacíficos serão permitidos. O desfile será mais curto e contará com diversas atrações, incluindo o tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça. A segurança do evento está sendo cuidadosamente planejada, envolvendo revistas pessoais, monitoramento por câmeras e drones, e pontos de atendimento médico. No trânsito e transporte, algumas vias estarão livres, e serão disponibilizados estacionamentos e espaços reservados para ônibus e transporte por aplicativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo