DestaqueUOL

Sérvia e Kosovo prontos para negociar em busca de compromisso histórico, afirma primeiro-ministro sérvio



Sérvia busca compromisso na disputa com Kosovo

A Sérvia está “disposta a discutir” e a chegar a um “compromisso” na disputa com a sua antiga província do Kosovo, segundo o primeiro-ministro sérvio, Milos Vucevic. Em entrevista à AFP nesta terça-feira (25), véspera de uma reunião que marca o retorno dos diálogos após quase um ano de interrupção, Vucevic enfatizou a importância de buscar soluções através do diálogo.

Vucevic ressaltou que “compromissos significam que ninguém ganha ou perde completamente” e destacou a necessidade de evitar escaladas de conflito. “É melhor sentar, reunir-se, conversar, tentar conversar. Tudo em vez de uma escalada”, afirmou o primeiro-ministro sérvio.

O líder sérvio também enfatizou a responsabilidade das grandes nações na busca pela paz e pelo compromisso. “As grandes nações, os grandes Estados, não são grandes por causa do seu território, mas pela sua responsabilidade na busca da paz e do compromisso”, declarou Vucevic.

Nesta quarta-feira, Vucevic se reunirá em Bruxelas com o chefe do governo do Kosovo, Albin Kurti, em um encontro que pode ser determinante para os rumos da relação entre os dois países. A expectativa é que a reunião sirva como um catalisador para avanços no diálogo e na busca por uma resolução diplomática para a histórica disputa.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo