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Projeto de conciliação sugere audição de indígenas como solução para impasse na construção da Ferrogrão.

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta terça-feira (29) um relatório que sugere a realização de compensações ambientais e a audição de indígenas como forma de solucionar o impasse em torno da construção da Ferrogrão, uma nova ferrovia que ligará Sinop, no norte de Mato Grosso, a Itaituba, no Pará.

As propostas foram elaboradas pelo Centro de Soluções Alternativas de Litígios do STF, após o ministro Alexandre de Moraes encaminhar o caso para conciliação judicial e determinar a suspensão da Lei nº 13.452/2017, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim para permitir a construção da ferrovia.

Durante dois meses, o grupo de conciliação ouviu representantes de diversos órgãos do governo federal e de comunidades indígenas. Caberá ao ministro avaliar as conclusões obtidas pelos conciliadores.

A construção da Ferrogrão vem sendo planejada desde o governo de Michel Temer e envolve investimentos de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão. Com uma extensão de 933 quilômetros, a ferrovia pretende solucionar os problemas de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso para o norte do país.

No entanto, os impactos ambientais representam um desafio para a obra. O projeto prevê a exclusão de 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, além do impacto nas terras indígenas e em outras áreas de conservação ambiental.

A realização de compensações ambientais é vista como uma forma de minimizar os danos causados pela construção da ferrovia. Esse mecanismo já é previsto pela legislação brasileira e visa manter o equilíbrio ecológico, mitigando os efeitos negativos de projetos que afetam a natureza.

Outra importante medida proposta pelo STF é a oitiva de indígenas. Essa atitude visa garantir a participação e o respeito aos direitos dessas comunidades, que são diretamente afetadas por empreendimentos como a Ferrogrão.

A decisão final sobre a construção da ferrovia ainda está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, que deverá avaliar as sugestões apresentadas pelo grupo de conciliação.

É importante ressaltar a importância desse debate em torno do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Por um lado, a Ferrogrão se apresenta como uma possibilidade de melhorar o escoamento da produção agrícola, impulsionando a economia da região. Por outro lado, é fundamental garantir a proteção do meio ambiente e o respeito aos direitos das comunidades indígenas afetadas.

Espera-se que a decisão do ministro leve em consideração todos esses aspectos e busque um caminho que concilie os interesses econômicos e ambientais, promovendo um desenvolvimento sustentável para a região.

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