Nesta quarta-feira, a Câmara pode votar projeto que prolonga desoneração da folha de pagamentos.

No entanto, Lira ressaltou que ainda não houve um consenso entre os líderes sobre a questão previdenciária dos municípios. De acordo com o presidente, o governo não se posicionou claramente no Senado, o que dificulta a tramitação da matéria na Câmara. Ele criticou a articulação política do governo em determinadas pautas, afirmando que as matérias vindas do Senado são mal conduzidas.
O Projeto de Lei 1016/23, de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), prorroga a desoneração da folha de pagamentos até 2027. Além disso, o tema também está presente no PL 334/23, do Senado. Por acordo entre as lideranças partidárias, o mérito da proposta será analisado nesta quarta-feira para dar tempo à relatora, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), de costurar um texto que também trate da diminuição da alíquota do INSS para municípios com até 156 mil habitantes.
O objetivo da desoneração da folha é substituir a contribuição previdenciária patronal por alíquotas sobre a receita bruta, visando reduzir os encargos trabalhistas e estimular a contratação de pessoas. O projeto prorroga essa desoneração para 17 setores da economia até o final de 2027.
Além disso, Lira anunciou que na próxima semana será votado o Projeto de Lei 2685/22, que trata do endividamento das famílias e do crédito rotativo e parcelado. Esse projeto também irá conter as regras do programa Desenrola. Outro projeto que pode ser analisado na próxima semana é o PL 3626/23, que regulamenta os jogos e possui urgência constitucional, trancando a pauta no dia 9 de setembro.
Essas são algumas das principais pautas que serão discutidas e votadas na Câmara dos Deputados nos próximos dias, com o objetivo de buscar soluções para questões importantes da economia e do país. Ainda há desafios a serem superados, como a falta de consenso entre os líderes e a má articulação política do governo, mas é necessário que os parlamentares encontrem formas de avançar nessas discussões para garantir o desenvolvimento do país.