Agência BrasilDestaque

A Cedae restabelece suprimento hídrico da ETA Guandu após problema que ocasionou suspensão do serviço de abastecimento.

A Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) retomou nesta segunda-feira, às 19h29, a operação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, após interrupção causada pela presença de surfactantes no Rio Guandu. A produção de água potável foi retomada de forma gradativa, porém, estima-se que demore até 72 horas para que o abastecimento na região seja normalizado.

A paralisação na ETA Guandu começou no final da madrugada quando técnicos detectaram a presença de um grande volume de surfactantes no Rio Guandu. Essas substâncias são comumente encontradas em detergentes e podem comprometer a qualidade da água. Após monitoramento e análises laboratoriais, os técnicos confirmaram que não há mais risco de alterações na qualidade da água tratada.

A Cedae assegura que a água contaminada não foi distribuída para a população, pois assim que a presença de surfactantes foi constatada, a captação foi interrompida e a água que estava no interior da estação de tratamento foi descartada. A empresa ressalta a importância da interrupção no fornecimento para garantir a segurança dos consumidores.

O diretor-presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, afirmou que a situação não é comum e pediu a compreensão dos consumidores, solicitando que economizem água e façam uma reserva mínima. A recomendação de economia é essencial para evitar maiores transtornos durante esse período de retomada do abastecimento.

Outro ponto importante é a investigação sobre a origem do descarte desses surfactantes no Rio Guandu. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) estão conduzindo as investigações a fim de identificar os responsáveis por essa contaminação.

A ETA Guandu é responsável por abastecer oito municípios da região, onde vivem cerca de 11 milhões de pessoas. Durante o período em que o abastecimento estiver sendo reestabelecido, é fundamental que a população se mantenha atenta ao consumo de água, evitando desperdícios e fazendo uso consciente desse recurso tão essencial para a vida.

A Cedae está empenhada em resolver a situação o mais rápido possível, garantindo a qualidade da água consumida pela população. As ações tomadas pela empresa visam preservar a saúde e bem-estar de todos que são atendidos pelo sistema de abastecimento da ETA Guandu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo