Para manter a saúde mental, os psicólogos também realizam sessões de terapia.

Em entrevista, Ambar afirma que colocam os psicólogos em um pedestal, como se fossem seres neutros e detentores de todo o conhecimento. No entanto, isso sobrecarrega esses profissionais, que precisam sempre ter respostas prontas e parecerem imunes a sentimentos. A capacidade de sentir, na verdade, é uma aptidão essencial na vida dos psicólogos.
Segundo o coordenador do curso de psicologia da PUC-SP, Claudinei Affonso, a profissão requer sensibilidade, habilidade de compreensão e a capacidade de não julgar. Além disso, os psicólogos precisam manter uma atenção constante durante as sessões, já que atendem pessoas com diversas demandas ao longo do dia.
Marina Ambar destaca a importância da psicoterapia para os psicólogos. Além de ajudar no desenvolvimento pessoal e no autoconhecimento, a terapia é essencial para lidar com os conteúdos trazidos pelos pacientes e diferenciá-los das próprias emoções. Ana Carolina Fantin, psicanalista com 20 anos de experiência, ressalta que a terapia também auxilia os profissionais a lidarem com os sentimentos despertados nos terapeutas pelos pacientes.
Para garantir que os psicólogos tenham as habilidades necessárias para lidar com essas situações, a psicoterapia é recomendada já durante a graduação. No entanto, muitos estudantes não têm condições financeiras para arcar com os custos das sessões, o que gera uma dificuldade no acesso a esse acompanhamento.
Uma alternativa é contar com uma rede de interlocução, conversando com colegas sobre casos clínicos e compartilhando desafios enfrentados nos atendimentos. Isso pode ser feito através de supervisão com profissionais mais experientes ou em reuniões entre psicólogos.
Pablo Castanho, coordenador do Centro Escola do Instituto de Psicologia da USP, ressalta que a terapia não precisa ser feita durante toda a carreira do psicólogo. Ela é usada para potencializar questões que surgem na vida do profissional, como a morte de alguém próximo ou uma mudança na profissão.
Neste domingo, 27 de agosto, é celebrado o Dia do Psicólogo. A data remonta ao ano de 1962, quando a profissão foi regulamentada no Brasil. A partir da publicação da Lei nº 4.119, o presidente João Goulart oficializou o reconhecimento da profissão.