Agência BrasilDestaque

Na Assembleia Nacional angolana, Lula presta homenagem à Mãe Bernadete, em um gesto de reconhecimento e gratidão.

Durante seu discurso na Assembleia Nacional de Angola, em Luanda, na última sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou uma homenagem à líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, que foi assassinada a tiros no Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, no último dia 17. Lula ressaltou a coragem e determinação de Bernadete na defesa de sua comunidade e condenou a intolerância dos que tentam silenciar os mais vulneráveis.

O presidente também destacou o combate à escravidão como um dos marcos mais importantes na luta pela liberdade e pelos direitos humanos no Brasil. Segundo Lula, a escravidão deixou um legado nefasto de desigualdade social e preconceito no país, e combater essas questões é uma prioridade de seu governo.

Além disso, Lula aproveitou a ocasião para ressaltar as potencialidades na relação bilateral entre Brasil e Angola. Ele mencionou a importância da cooperação entre os dois países não apenas em aspectos culturais, como música, dança, capoeira, gastronomia e futebol, mas também em áreas como combate à pobreza, inclusão social, educação de qualidade, saúde, democracia e direitos humanos.

Durante sua visita a Angola, Lula se reuniu com o presidente João Manuel Lourenço e assinaram sete atos de cooperação em diferentes áreas, incluindo o desenvolvimento agrícola do país africano. O presidente brasileiro afirmou que deseja inaugurar uma nova agenda de cooperação com Angola e ressaltou a importância de diversificar o comércio entre os dois países, que ainda é muito concentrado em petróleo e bens primários.

Vale ressaltar que Angola é o único país do continente africano, além da África do Sul, que possui uma parceria estratégica com o Brasil. O acordo foi assinado em 2010, durante o segundo mandato de Lula.

Após o compromisso na Assembleia Nacional, Lula participou do encerramento de um seminário com empresários de ambos os países. O evento contou com a presença de uma delegação de cerca de 60 representantes de empresas brasileiras dos setores de alimentos, produtos farmacêuticos, aviação e máquinas agrícolas, entre outros.

Lula iniciou sua viagem pelo continente africano na África do Sul, onde participou da 15ª Cúpula de chefes de Estado do Brics. Em seguida, esteve em Angola e ainda irá para São Tomé e Príncipe para participar da conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo