Câmara dos DeputadosDestaque

O presidente da Câmara, Arthur Lira, confirma a votação da urgência e do mérito do projeto sobre desoneração da folha.

No dia 24/08/2023, às 12:56, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a votação da urgência e do mérito do projeto de prorrogação da desoneração da folha de pagamentos para alguns setores da economia será realizada na próxima terça-feira. Além disso, Lira também informou que a Medida Provisória 1176/23, que institui o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, conhecido como “Desenrola Brasil”, também entrará na pauta do Plenário na próxima semana.

De acordo com informações do Ministério da Fazenda, o objetivo dessa medida é incentivar a renegociação das dívidas privadas de pessoas físicas que estão inscritas em cadastros de inadimplentes, visando reduzir o endividamento e facilitar o acesso ao mercado de crédito. Estima-se que até 70 milhões de pessoas sejam beneficiadas por essa iniciativa.

Quanto ao projeto de taxação dos offshores, que tramitará com urgência constitucional, Lira reafirmou que não é contra a proposta, mas busca encontrar um meio termo que seja satisfatório para todos os envolvidos, incluindo governo, sociedade e Congresso. Segundo ele, será necessário estabelecer uma alíquota que seja consensual, considerando que a taxação deve ser aplicada tanto às atividades onshore quanto offshore, com uma diferença na alíquota devido à valorização cambial. Além disso, é defendida a ideia de que aplicações de curto prazo paguem menos impostos do que aplicações de longo prazo.

Na reunião, Lira também solicitou ao governo a retirada da urgência constitucional da proposta que altera a legislação societária, com o objetivo de ampliar a proteção dos acionistas minoritários contra danos causados por atos ilícitos de acionistas controladores e administradores (PL 2925/23). Esse projeto, enviado em junho, propõe ainda o aumento dos poderes investigativos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e novas regras para os processos arbitrais no mercado de capitais.

Vale destacar que o regime de urgência constitucional, previsto na Constituição, acelera a tramitação dos projetos nas duas Casas legislativas (Câmara dos Deputados e Senado).

Em relação ao Projeto de Lei 3626/23, que trata da regulamentação do processo administrativo envolvendo irregularidades e fraudes relacionadas a empresas do mercado de apostas esportivas, Lira anunciou que indicará o relator nos próximos dias. Os parlamentares têm até o dia 9 de setembro para votar essa proposta, uma vez que também está tramitando com urgência constitucional.

Luiz Gustavo Xavier, reportagem
Wilson Silveira, edição

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo